Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10618
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Nascimento, Elton Malta | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9290548756209369 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Cícero Neilton dos Santos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9342736088064950 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lira, Sérgio Henrique Albuquerque | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0074210562663321 | pt_BR |
dc.creator | Moura, Mikael Alisson | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-02T19:24:15Z | - |
dc.date.available | 2023-03-02 | - |
dc.date.available | 2023-03-02T19:24:15Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-11 | - |
dc.identifier.citation | CORREIA, Mikael Alisson Moura. Evolução da abordagem do uso de simuladores computacionais na educação básica brasileira para o ensino de física, 2023. 30 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10618 | - |
dc.description.abstract | It is clear that the study in physics has several difficulties in Brazilian basic education, one of which is the distance that students have with the subject. Given this, it was sought to identify the evolution of Digital Information and Communication Technology (TDIC) tools and the application of simulators aimed at teaching physics, in order to identify whether they are desirable tools in education. It was noted that a large part of the study and development focused on TDIC starts around the 1970s, when discourses start to take shape about the need and quality of the application of TDIC in teaching, its application became clearer with digital technologies having an increasingly solid foundation in society, and today the simulation software already has a great approach to themes and several objective researches seeking to identify the best way to apply the tool. The application of simulators and TDIC's is no longer mere speculation and becomes something real, with research getting deeper every day to know the most effective way of its applications. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Simulação (Aprendizagem) Tecnologias digitais de informação e comunicação. | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais de informação e comunicação | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Physics teaching | pt_BR |
dc.subject | simulator | pt_BR |
dc.subject | TDIC | pt_BR |
dc.subject | digital technologies | pt_BR |
dc.subject | basic education | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.title | Evolução da abordagem do uso de simuladores computacionais na educação básica brasileira para o ensino de física | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Está claro que o estudo em física possui diversas dificuldades na Educação Básica brasileira, uma delas se passa pelo afastamento que os alunos têm com a matéria. Visto isso, foi buscado identificar a evolução de ferramentas de Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC) e a aplicação de simuladores voltados para o ensino de física, no intuito de identificar se os mesmos são ferramentais desejáveis na educação. Foi notado que grande parcela do estudo e desenvolvimento voltado para TDIC se inicia por volta dos anos de 1970, quando discursos começam a tomar forma sobre a necessidade e qualidade da aplicação de TDIC no ensino, sua aplicação foi ficando mais clara com as tecnologias digitais tendo uma base cada vez mais solida na sociedade, e hoje os softwares de simulação já possui grande abordagem de temas e diversas pesquisas objetivas buscando identificar a melhor forma de se aplicar a ferramenta. A aplicação de simuladores e TDIC’s deixa de ser mera especulação e se torna algo real, com pesquisas se aprofundando cada dia mais em conhecer a forma mais efetiva de suas aplicações. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - FÍSICA - IF |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Evolução da abordagem do uso de simuladores computacionais na educação básica brasileira para o ensino de física.pdf | 1.29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.