00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Viver é melhor que sonhar? : música engajada, festivais e tropicalistas nos embates com a Ditadura (1965-1968)
Título(s) alternativo(s): Is living better than dreaming? Engaged Music, Festivals and Tropicalistas in clashes with the Dictatorship (1965-1968)
Autor(es): Macário, Danyelle Mayara de Mendonça
Primeiro Orientador: Almeida, Anderson da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Cruz, José Vieira da
metadata.dc.contributor.referee2: Macedo, Michelle Reis de
Resumo: O presente trabalho busca analisar a Ditadura Civil-Militar, iniciando pelo golpe de Estado durante o governo de João Goulart e como as leis e decretos legitimaram sua instauração no Brasil. Em seguida, analiso os Festivais da canção, que fomentaram uma série de questionamentos sobre o que estava acontecendo no país, principalmente entre os universitários da classe média urbana, após perceber o crescente interesse nos festivais, as músicas começaram a ser censuradas. Compositores e intérpretes das músicas que continham teor político, consideradas músicas engajadas, começaram a ser perseguidos. Nesse contexto conflituoso inicia-se um novo movimento no Brasil, os Tropicalistas, que vieram quebrando tabus e trazendo uma nova roupagem de música para o país, o que implicou em perseguições e exílio.
Abstract: The present work seeks to analyze the Civil-Military Dictatorship, starting with the coup d'état during the government of João Goulart and how the laws and decrees legitimized its establishment in Brazil. Then, I analyze the Song Festivals, which fostered a series of questions about what was happening in the country, especially among university students from the urban middle class, after realizing the growing interest in the festivals, the songs started to be censored. Composers and performers of songs that contained political content, considered to be engaged songs, began to be persecuted. In this conflictual context, a new movement in Brazil begins, the Tropicalistas, who came breaking taboos and bringing a new guise of music to the country, which implied persecution and exile.
Palavras-chave: Brasil - História - Golpe civil-militar, 1964
Festivais de música
Tropicalismo
Canções de protesto
Civil-Military Dictatorship
Coup
Song Festivals
Engaged Songs
Tropicalists
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Centro Universitário CESMAC
Sigla da Instituição: CESMAC
metadata.dc.publisher.department: Curso de História
Citação: MACÁRIO, Danyelle Mayara de Mendonça. Viver é melhor que sonhar? : música engajada, festivais e tropicalistas nos embates com a Ditadura (1965-1968). 2023. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em História) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10468
Data do documento: 27-mai-2021
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