00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10468
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Almeida, Anderson da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2303097060072830pt_BR
dc.contributor.referee1Cruz, José Vieira da-
dc.contributor.referee2Macedo, Michelle Reis de-
dc.creatorMacário, Danyelle Mayara de Mendonça-
dc.date.accessioned2023-02-16T21:36:09Z-
dc.date.available2023-01-24-
dc.date.available2023-02-16T21:36:09Z-
dc.date.issued2021-05-27-
dc.identifier.citationMACÁRIO, Danyelle Mayara de Mendonça. Viver é melhor que sonhar? : música engajada, festivais e tropicalistas nos embates com a Ditadura (1965-1968). 2023. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em História) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10468-
dc.description.abstractThe present work seeks to analyze the Civil-Military Dictatorship, starting with the coup d'état during the government of João Goulart and how the laws and decrees legitimized its establishment in Brazil. Then, I analyze the Song Festivals, which fostered a series of questions about what was happening in the country, especially among university students from the urban middle class, after realizing the growing interest in the festivals, the songs started to be censored. Composers and performers of songs that contained political content, considered to be engaged songs, began to be persecuted. In this conflictual context, a new movement in Brazil begins, the Tropicalistas, who came breaking taboos and bringing a new guise of music to the country, which implied persecution and exile.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCentro Universitário CESMACpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Históriapt_BR
dc.publisher.initialsCESMACpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrasil - História - Golpe civil-militar, 1964pt_BR
dc.subjectFestivais de músicapt_BR
dc.subjectTropicalismopt_BR
dc.subjectCanções de protestopt_BR
dc.subjectCivil-Military Dictatorshippt_BR
dc.subjectCouppt_BR
dc.subjectSong Festivalspt_BR
dc.subjectEngaged Songspt_BR
dc.subjectTropicalistspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleViver é melhor que sonhar? : música engajada, festivais e tropicalistas nos embates com a Ditadura (1965-1968)pt_BR
dc.title.alternativeIs living better than dreaming? Engaged Music, Festivals and Tropicalistas in clashes with the Dictatorship (1965-1968)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho busca analisar a Ditadura Civil-Militar, iniciando pelo golpe de Estado durante o governo de João Goulart e como as leis e decretos legitimaram sua instauração no Brasil. Em seguida, analiso os Festivais da canção, que fomentaram uma série de questionamentos sobre o que estava acontecendo no país, principalmente entre os universitários da classe média urbana, após perceber o crescente interesse nos festivais, as músicas começaram a ser censuradas. Compositores e intérpretes das músicas que continham teor político, consideradas músicas engajadas, começaram a ser perseguidos. Nesse contexto conflituoso inicia-se um novo movimento no Brasil, os Tropicalistas, que vieram quebrando tabus e trazendo uma nova roupagem de música para o país, o que implicou em perseguições e exílio.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.