00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10443
Tipo: Tese
Título: A caminho de uma pedagogia decolonial nas aulas de língua espanhola uma experiência no ensino fundamental II de uma escola pública e periférica de Maceió
Título(s) alternativo(s): Towards a decolonial pedagogy in Spanish language classes: an experience in elementary school II in a public and peripheral school in Maceió
Autor(es): Moreira Júnior, Rusanil dos Santos
Primeiro Orientador: Ifa, Sérgio
metadata.dc.contributor.referee1: Bezerra, Selma Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Kelly Barros
metadata.dc.contributor.referee3: Maciel, Ruberval Franco
metadata.dc.contributor.referee4: Stella, Paulo Rogério
metadata.dc.contributor.referee5: Meniconi, Flávia Colen
Resumo: Este estudo aborda experiências pedagógicas decoloniais no ensino de espanhol como língua adicional (ELA) em turmas do ensino fundamental de uma escola pública e periférica de Maceió-AL, localizada em uma comunidade do bairro Benedito Bentes II. Essas práticas tiveram como tema cerne as discussões sobre o racismo e foram desenvolvidas remotamente, via WhatsApp, durante o distanciamento social decorrido da pandemia da Covid-19, em 2020. A problemática que conduziu esta investigação partiu do seguinte questionamento: De que forma foi possível desenvolver uma pedagogia decolonial por meio do ensino e aprendizagem de ELA no contexto de distanciamento social? Para proceder a este estudo, tomaram-se por base as seguintes questões suleadoras: Como as aulas de ELA puderam contribuir linguísticodiscursivamente com uma experiência de ensino-aprendizagem decolonial? De que forma as práticas de ELA implementadas repercutiram nas sensibilidades de mundo dos participantes da pesquisa? Que traços e marcas de desprendimento constituíram essa experiência de ensinoaprendizagem de ELA? A partir dessas indagações, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa – inserida no campo de estudos transdisciplinar da Linguística Aplicada – caracterizada como Investigación-acción participativa (IAP), perspectiva político-teóricometodológica difundida por Orlando Fals Borda. Os dados foram gerados em aulas a distância, conduzidas no período entre 20 de maio e 16 de dezembro de 2020, para estudantes do 6º e 7º anos do ensino fundamental de uma escola da Rede Pública Municipal de Ensino de Maceió. Como registros de pesquisa para a geração de dados, foram utilizadas as transcrições das interações simultâneas, no aplicativo de mensagens supracitado; as produções desenvolvidas e enviadas pelos estudantes participantes e os diários reflexivos do professorpesquisador. Os dados foram selecionados e interpretados numa perspectiva dialógica e episódica, conforme as afinidades sentipensantes tecidas no trabalho, a saber, os estudos decoloniais e o letramento crítico, com fim na produção de conhecimentos anti-hegemônicos e no desenvolvimento da consciência crítica e problematizadora. Ao longo do percurso, as interpretações indicaram que, por meio de atitudes decoloniais, é possível deconstruir as ações pedagógicas, isto é, ressignificar os espaços de aprendizagem, transgredir as formas de ensinar e aprender uma língua adicional e, a reboque, transpor os limites tradicionais das atividades escolares, mobilizadas pelo amor maturaniano como emoção-mór. Essa constituiuse, portanto, na tese defendida e desenvolvida em toda a investigação, confirmada na análise empreendida. A pesquisa apresentou como potencialidades desse processo pedagógico decolonial: a disposição e criatividade dos sujeitos participantes, o extrapolamento do gênero atividade escolar, a importância de histórias endereçadas para a promoção de pensamentos críticos e ecoconscientes e a pertinência do trabalho com o ELA, numa perspectiva translíngue, para a provocação de sujeitos produtores dessa língua e potentes autores de conhecimentos. A relevância social desta tese se estabelece na sua contribuição para repensar o ensino decolonialmente suleado de espanhol como língua adicional deformada.
Abstract: This study addresses decolonial pedagogical experiences in teaching Spanish as an additional language (ELA) in elementary school classes at a public and peripheral school in Maceió-AL, located in a community in the Benedito Bentes II neighborhood. These practices had as their core theme the discussions about racism and were developed remotely, via WhatsApp, during the social distance from the Covid-19 pandemic, in 2020. The problem that led this investigation came from the following question: In what way was it possible to develop one decolonial pedagogy through teaching and learning ELA in the context of social distancing? In order to carry out this study, the following southing questions were taken as a basis: How could ELA classes contribute linguistically and discursively to a decolonial teaching-learning experience? How did the ELA practices implemented affect the world sensibilities of the research participants? What traits and marks of detachment constituted this teaching-learning experience of ELA? Based on these questions, a qualitative research was carried out – inserted in the field of transdisciplinary studies of Applied Linguistics – characterized as Investigación-acción participativa (IAP), a political-theoretical-methodological perspective disseminated by Orlando Fals Borda. The data were generated in remote classes, conducted between May 20 and December 16, 2020, for students in the 6th and 7th grades of elementary school at a municipal public school in Maceió. As research records for data generation, transcripts of simultaneous interactions were used in the aforementioned messaging application; the productions developed and sent by the participating students and the reflective diaries of the teacher-researcher. The data were selected and interpreted in a dialogical and episodic perspective, according to the sensing/thinking affinities written in this work, namely, decolonial studies and critical literacy, with the aim of producing antihegemonic knowledge and the development of critical and problematizing awareness. Along the way, the interpretations indicated that, through decolonial attitudes, it is possible to deconstruct pedagogical actions, that is, to re-signify learning spaces, transgress the ways of teaching and learning an additional language and, in turn, transposing the limits traditions of school activities, mobilized by Maturanian love as a major emotion. This constituted, therefore, the thesis defended and developed throughout the investigation, confirmed in the analysis undertaken. The research presented as potentialities of this decolonial pedagogical process: the willingness and creativity of the participating subjects, the extrapolation of the school activity genre, the importance of addressed stories to the promotion of critical and ecoconscious thoughts and the pertinence of working with ELA, in a translingual perspective, for the provocation of subjects that produce this language and potent authors of knowledge. The social relevance of this thesis is established in its contribution to rethinking of the decolonially southing of Spanish as an deformed additional language.
Palavras-chave: Pedagogia decolonial
Letramento Crítico
Sentipensamento
Linguística aplicada militante
Espanhol como língua adicional
Pandemia
Decolonial pedagogy
Critical Literacy
Feelingthought
Militant applied linguistics
Spanish as an additional language
Pandemic
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura
Citação: MOREIRA JÚNIOR, Rusanil dos Santos. A caminho de uma pedagogia decolonial nas aulas de língua espanhola: uma experiência no ensino fundamental II de uma escola pública e periférica de Maceió. 2023. 245 f. Tese (doutorado em Linguística e Literatura) – Universidade Federal de Alagoas. Faculdade de Letras. Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura. Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10443
Data do documento: 3-nov-2022
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.