00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: O ensino de filosofia no contexto do Programa Alagoano de Ensino Integral: espaços, experiências e contradições
Título(s) alternativo(s): Philosophy teaching in the context of the integral teaching program in Alagoas: spaces, experiences and contradictions
Autor(es): Sales, Christianne Thereza de Almeida
Primeiro Orientador: Matos, Junot Cornélio
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Walter Matias
metadata.dc.contributor.referee2: Guimarães, Suzano de Aquino
Resumo: O presente estudo tem por objetivo investigar se o Programa Alagoano de Ensino Integral potencializou o ensino de filosofia como experiência do filosofar, contribuindo para a formação integral dos sujeitos, nas turmas do ensino médio da rede pública. Nesse sentido partimos da seguinte problemática: a ampliação da carga horária no âmbito do Programa Alagoano de Ensino Integral consolidou a ressignificação da prática docente do professor de filosofia contribuindo para formação do educando, ou essa extensão significou mera ampliação de tempo na escola permanecendo práticas forjadas do ensino enciclopédico? Como aporte teórico acerca do ensino de filosofia utilizamos Cerletti (2008); Gallo (2012; 2014); Campaner (2012); Rodrigo (2009); sobre a escola/educação de tempo integral Moll (2012), Cavaliere (2009, 2012); Mauricio (2009) e, para a educação integral, Arroyo (2013); Freire (1996; 1999), Paro (2009) entre outros. Os participantes da pesquisa serão os professores de filosofia da rede pública estadual de duas escolas que ofertam a modalidade tempo integral e o grupo de alunos das turmas de terceira série do ensino médio. Essas escolas estão circunscritas a 6a Gerência Regional de Ensino. A pesquisa será de natureza qualitativa, se constituindo em um estudo de caso, utilizando como técnicas de coleta de dados: questionários, observações diretas, estudo documental, grupo focal e entrevistas. Será utilizado o método de análise de conteúdo como ferramenta de organização e categorização e análise desses dados.
Abstract: The present study aims to investigate if the Programa Alagoano de Ensino Integral had potentialized the teaching of philosophy as an experience of philosophizing, contributing to the integral formation of the subjects at the public high school classes. At this matter we start from the following problems: did the increase of workload at the range of the Programa Alagoano de Ensino Integral consolidated a resignification of the teaching practice contributing to the student formation, or did that increase meant a mere extension in time at school maintaining a counterfeit practice of enciclopedic teaching? As a theoric contribution about the philosophy teaching we utilised Cerletti (2008); Gallo (2012; 2014); Campaner (2012); Rodrigo (2009); about the full-time school/education Moll (2012), Cavaliere (2009, 2012); Mauricio (2009) and, for the full-time education, Arroyo (2013); Freire (1996; 1999), Paro (2009), among others. The participants of the research are the philosophy teachers of two schools from the state public system that offers full-time education and a group of students from the last year of high school. These schools are circumscribed at the 6th Gerência Regional de Ensino. The research will be of qualitative nature, constructing itself in a case study, using techniques of survey data collection: questionnaire, direct observation, documental study, focus group and interviews. The content analysis method will be adopted as a tool of organization, categorization and data analysis.
Palavras-chave: Ensino de Filosofia
Educação Integral
Escola em Tempo Integral
Philosophy Teaching
Full-time Education
Full-time School
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SALES, Christianne Thereza de Almeida. O ensino de filosofia no contexto do Programa Alagoano de Ensino Integral: espaços, experiências e contradições. 2023. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10439
Data do documento: 30-abr-2021
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