00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10439
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Matos, Junot Cornélio-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0669-2066pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4627841295680114pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Walter Matias-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7331-9475pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0941145152986197pt_BR
dc.contributor.referee2Guimarães, Suzano de Aquino-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0169983389537362pt_BR
dc.creatorSales, Christianne Thereza de Almeida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5613829855264961pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-13T21:20:19Z-
dc.date.available2023-02-13T21:20:19Z-
dc.date.issued2021-04-30-
dc.identifier.citationSALES, Christianne Thereza de Almeida. O ensino de filosofia no contexto do Programa Alagoano de Ensino Integral: espaços, experiências e contradições. 2023. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10439-
dc.description.abstractThe present study aims to investigate if the Programa Alagoano de Ensino Integral had potentialized the teaching of philosophy as an experience of philosophizing, contributing to the integral formation of the subjects at the public high school classes. At this matter we start from the following problems: did the increase of workload at the range of the Programa Alagoano de Ensino Integral consolidated a resignification of the teaching practice contributing to the student formation, or did that increase meant a mere extension in time at school maintaining a counterfeit practice of enciclopedic teaching? As a theoric contribution about the philosophy teaching we utilised Cerletti (2008); Gallo (2012; 2014); Campaner (2012); Rodrigo (2009); about the full-time school/education Moll (2012), Cavaliere (2009, 2012); Mauricio (2009) and, for the full-time education, Arroyo (2013); Freire (1996; 1999), Paro (2009), among others. The participants of the research are the philosophy teachers of two schools from the state public system that offers full-time education and a group of students from the last year of high school. These schools are circumscribed at the 6th Gerência Regional de Ensino. The research will be of qualitative nature, constructing itself in a case study, using techniques of survey data collection: questionnaire, direct observation, documental study, focus group and interviews. The content analysis method will be adopted as a tool of organization, categorization and data analysis.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
dc.subjectEducação Integralpt_BR
dc.subjectEscola em Tempo Integralpt_BR
dc.subjectPhilosophy Teachingpt_BR
dc.subjectFull-time Educationpt_BR
dc.subjectFull-time Schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.titleO ensino de filosofia no contexto do Programa Alagoano de Ensino Integral: espaços, experiências e contradiçõespt_BR
dc.title.alternativePhilosophy teaching in the context of the integral teaching program in Alagoas: spaces, experiences and contradictionspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem por objetivo investigar se o Programa Alagoano de Ensino Integral potencializou o ensino de filosofia como experiência do filosofar, contribuindo para a formação integral dos sujeitos, nas turmas do ensino médio da rede pública. Nesse sentido partimos da seguinte problemática: a ampliação da carga horária no âmbito do Programa Alagoano de Ensino Integral consolidou a ressignificação da prática docente do professor de filosofia contribuindo para formação do educando, ou essa extensão significou mera ampliação de tempo na escola permanecendo práticas forjadas do ensino enciclopédico? Como aporte teórico acerca do ensino de filosofia utilizamos Cerletti (2008); Gallo (2012; 2014); Campaner (2012); Rodrigo (2009); sobre a escola/educação de tempo integral Moll (2012), Cavaliere (2009, 2012); Mauricio (2009) e, para a educação integral, Arroyo (2013); Freire (1996; 1999), Paro (2009) entre outros. Os participantes da pesquisa serão os professores de filosofia da rede pública estadual de duas escolas que ofertam a modalidade tempo integral e o grupo de alunos das turmas de terceira série do ensino médio. Essas escolas estão circunscritas a 6a Gerência Regional de Ensino. A pesquisa será de natureza qualitativa, se constituindo em um estudo de caso, utilizando como técnicas de coleta de dados: questionários, observações diretas, estudo documental, grupo focal e entrevistas. Será utilizado o método de análise de conteúdo como ferramenta de organização e categorização e análise desses dados.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.