00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Brincando de Kung Fu na educação infantil : uma análise de apropriação de conceitos numa abordagem microgenética
Autor(es): Vieira, Felipe Alberto Albuquerque
Primeiro Orientador: Bulhões, Alexandre Magno Câncio
metadata.dc.contributor.referee1: Moura, Eriberto José Lessa de
metadata.dc.contributor.referee2: Chalita, Marco Antônio
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar as apropriações de conceitos advindos do projeto “Potencialidades e possibilidades as artes marciais na Educação Infantil: brincando com o Kung Fu”, durante seis sessões de intervenção, ao qual teve nove atores sociais como amostra. Foram utilizados um gravador de celular e um diário de campo onde o pesquisador anotava os comportamentos, fatos interessantes das intervenções e realizava as transcrições das falas em momentos posteriores. Esta pesquisa de campo, utilizou da abordagem microgenética da teoria sociocultural, para análise das falas das crianças. Foram verificadas as apropriações dos conceitos espontâneos: “Ganso”, “grilo” e “pássaro”, e dos conceitos científicos: “macaco”, “marrom”, “leão” e “tigre”, demonstrando o processo de apropriação de objetos e conhecimentos que lhe foram apresentados e revelados nos processos de percepção, representação e conceito. Assim, o processo de construção destes conceitos – quer espontâneos, quer científicos – presumem a existência da interação com os demais sujeitos e com o mundo, possibilitando que através da mediação e da assimilação das características do objeto ou do fenômeno, o indivíduo possa desenvolver-se integralmente.
Abstract: This research aimed to analyze the appropriations of concepts arising from the project “Potentialities and possibilities the martial arts in Early Childhood Education: playing with Kung Fu”, during six intervention classes, which had nine social actors as sample. A cell phone recorder and a field diary were used, where the researcher wrote down the behaviors, interesting facts of the interventions and performed the transcriptions of the speeches in later moments. This field research used the microgenetic approach of sociocultural theory, to analyze the children's speeches. The appropriations of the spontaneous concepts were verified: “Goose”, “cricket” and “bird”, and of the scientific concepts: “monkey”, “brown”, “lion” and “tiger”, demonstrating the process of appropriation of objects and knowledge that were presented and revealed in the processes of perception, representation and concept. Thus, the process of construction of these concepts - whether spontaneous or scientific - presumes the existence of interaction with other subjects and with the world, allowing that through mediation and assimilation ofthe characteristics ofthe object or phenomenon, the individual can develop fully.
Palavras-chave: Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934.
Educação infantil
Crianças
Kung Fu
Child
Child education
Vygotsky
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Educação Física
Citação: VIEIRA, Felipe Alberto Albuquerque. Brincando de Kung Fu na educação infantil : uma análise de apropriação de conceitos numa abordagem microgenética. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10414
Data do documento: 31-mai-2021
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