00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10414
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bulhões, Alexandre Magno Câncio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8894273657872536pt_BR
dc.contributor.referee1Moura, Eriberto José Lessa de-
dc.contributor.referee2Chalita, Marco Antônio-
dc.creatorVieira, Felipe Alberto Albuquerque-
dc.date.accessioned2023-02-10T21:18:15Z-
dc.date.available2023-01-13-
dc.date.available2023-02-10T21:18:15Z-
dc.date.issued2021-05-31-
dc.identifier.citationVIEIRA, Felipe Alberto Albuquerque. Brincando de Kung Fu na educação infantil : uma análise de apropriação de conceitos numa abordagem microgenética. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10414-
dc.description.abstractThis research aimed to analyze the appropriations of concepts arising from the project “Potentialities and possibilities the martial arts in Early Childhood Education: playing with Kung Fu”, during six intervention classes, which had nine social actors as sample. A cell phone recorder and a field diary were used, where the researcher wrote down the behaviors, interesting facts of the interventions and performed the transcriptions of the speeches in later moments. This field research used the microgenetic approach of sociocultural theory, to analyze the children's speeches. The appropriations of the spontaneous concepts were verified: “Goose”, “cricket” and “bird”, and of the scientific concepts: “monkey”, “brown”, “lion” and “tiger”, demonstrating the process of appropriation of objects and knowledge that were presented and revealed in the processes of perception, representation and concept. Thus, the process of construction of these concepts - whether spontaneous or scientific - presumes the existence of interaction with other subjects and with the world, allowing that through mediation and assimilation ofthe characteristics ofthe object or phenomenon, the individual can develop fully.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934.pt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectKung Fupt_BR
dc.subjectChildpt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectVygotskypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleBrincando de Kung Fu na educação infantil : uma análise de apropriação de conceitos numa abordagem microgenéticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo analisar as apropriações de conceitos advindos do projeto “Potencialidades e possibilidades as artes marciais na Educação Infantil: brincando com o Kung Fu”, durante seis sessões de intervenção, ao qual teve nove atores sociais como amostra. Foram utilizados um gravador de celular e um diário de campo onde o pesquisador anotava os comportamentos, fatos interessantes das intervenções e realizava as transcrições das falas em momentos posteriores. Esta pesquisa de campo, utilizou da abordagem microgenética da teoria sociocultural, para análise das falas das crianças. Foram verificadas as apropriações dos conceitos espontâneos: “Ganso”, “grilo” e “pássaro”, e dos conceitos científicos: “macaco”, “marrom”, “leão” e “tigre”, demonstrando o processo de apropriação de objetos e conhecimentos que lhe foram apresentados e revelados nos processos de percepção, representação e conceito. Assim, o processo de construção destes conceitos – quer espontâneos, quer científicos – presumem a existência da interação com os demais sujeitos e com o mundo, possibilitando que através da mediação e da assimilação das características do objeto ou do fenômeno, o indivíduo possa desenvolver-se integralmente.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.