00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10407
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Welkson Pires da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0122596705808924pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Souza, Jordânia de Araújo-
dc.contributor.referee1Silva, Júlio Cezar Gaudêncio da-
dc.creatorRocha, Izabelle Cristina Ferreira da-
dc.date.accessioned2023-02-10T19:08:04Z-
dc.date.available2023-01-12-
dc.date.available2023-02-10T19:08:04Z-
dc.date.issued2022-03-04-
dc.identifier.citationROCHA, Izabelle Cristina Ferreira da. Precarização do trabalho docente em tempos de pandemia: um estudo exploratório sobre os impactos da adoção do Ensino Remoto Emergencial em uma escola estadual de Maceió/AL. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10407-
dc.description.abstractThis article aims to reflect on the situation of precariousness of teaching work, with emphasis on the pandemic context, in a state school in Maceió/AL. In order to carry out this exploratory work, I made use of qualitative research, through interviews with four teachers, one from each area of knowledge, and a bibliographic review on the subject, in order to reference the reflections on the teachers' pedagogical practice during the COVID-19 pandemic and the application of Emergency Remote Teaching. This context forced educators to adapt, in a short time, to this new teaching format. The data collected signaled that there is a worsening of the precariousness of the teacher during the pandemic period. It is noticeable that there is a long journey of knowledge, organization, restructuring, so that teaching can be updated with the use of new technological tools in teachinglearning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectTrabalho docente - Precarizaçãopt_BR
dc.subjectEscolas públicas - Maceió (AL)pt_BR
dc.subjectEnsino Remoto Emergencialpt_BR
dc.subjectPublic schools - Maceió (AL)pt_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.subjectTeaching Work - Precariousnesspt_BR
dc.subjectEmergency Remote Teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISpt_BR
dc.titlePrecarização do trabalho docente em tempos de pandemia: um estudo exploratório sobre os impactos da adoção do Ensino Remoto Emergencial em uma Escola Estadual de Maceió/ALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo objetiva refletir sobre a conjuntura de precarização do trabalho docente, com ênfase no contexto pandêmico, em uma escola estadual de Maceió/AL. Para a realização do presente trabalho exploratório lancei mão da pesquisa qualitativa, através da realização de entrevistas com quatro docentes, um de cada área do conhecimento e da revisão bibliográfica sobre o tema, a fim de referenciar as reflexões sobre a prática pedagógica dos professores durante a pandemia de COVID-19 e a aplicação do Ensino Remoto Emergencial. Tal contexto obrigou os educadores a se adaptarem, em um tempo escasso, a esse novo formato de ensino. Os dados coletados sinalizaram que há um agravamento da precarização do docente durante o período pandêmico. É perceptível que existe uma longa jornada de conhecimento, organização, reestruturação, para que o ensino possa a vir a ser atualizado com o uso de novas ferramentas tecnológicas no ensino-aprendizagem.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.