Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10407
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Welkson Pires da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0122596705808924 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Souza, Jordânia de Araújo | - |
dc.contributor.referee1 | Silva, Júlio Cezar Gaudêncio da | - |
dc.creator | Rocha, Izabelle Cristina Ferreira da | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-10T19:08:04Z | - |
dc.date.available | 2023-01-12 | - |
dc.date.available | 2023-02-10T19:08:04Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-04 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Izabelle Cristina Ferreira da. Precarização do trabalho docente em tempos de pandemia: um estudo exploratório sobre os impactos da adoção do Ensino Remoto Emergencial em uma escola estadual de Maceió/AL. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10407 | - |
dc.description.abstract | This article aims to reflect on the situation of precariousness of teaching work, with emphasis on the pandemic context, in a state school in Maceió/AL. In order to carry out this exploratory work, I made use of qualitative research, through interviews with four teachers, one from each area of knowledge, and a bibliographic review on the subject, in order to reference the reflections on the teachers' pedagogical practice during the COVID-19 pandemic and the application of Emergency Remote Teaching. This context forced educators to adapt, in a short time, to this new teaching format. The data collected signaled that there is a worsening of the precariousness of the teacher during the pandemic period. It is noticeable that there is a long journey of knowledge, organization, restructuring, so that teaching can be updated with the use of new technological tools in teachinglearning. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Ciências Sociais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Trabalho docente - Precarização | pt_BR |
dc.subject | Escolas públicas - Maceió (AL) | pt_BR |
dc.subject | Ensino Remoto Emergencial | pt_BR |
dc.subject | Public schools - Maceió (AL) | pt_BR |
dc.subject | Pandemic | pt_BR |
dc.subject | Teaching Work - Precariousness | pt_BR |
dc.subject | Emergency Remote Teaching | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS | pt_BR |
dc.title | Precarização do trabalho docente em tempos de pandemia: um estudo exploratório sobre os impactos da adoção do Ensino Remoto Emergencial em uma Escola Estadual de Maceió/AL | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo objetiva refletir sobre a conjuntura de precarização do trabalho docente, com ênfase no contexto pandêmico, em uma escola estadual de Maceió/AL. Para a realização do presente trabalho exploratório lancei mão da pesquisa qualitativa, através da realização de entrevistas com quatro docentes, um de cada área do conhecimento e da revisão bibliográfica sobre o tema, a fim de referenciar as reflexões sobre a prática pedagógica dos professores durante a pandemia de COVID-19 e a aplicação do Ensino Remoto Emergencial. Tal contexto obrigou os educadores a se adaptarem, em um tempo escasso, a esse novo formato de ensino. Os dados coletados sinalizaram que há um agravamento da precarização do docente durante o período pandêmico. É perceptível que existe uma longa jornada de conhecimento, organização, reestruturação, para que o ensino possa a vir a ser atualizado com o uso de novas ferramentas tecnológicas no ensino-aprendizagem. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Precarização do trabalho docente em tempos de pandemia- um estudo exploratório sobre os impactos da adoção do Ensino Remoto Emergencial em uma escola estadual de Maceió-AL.pdf | 1.2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.