Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10361
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O ensino de solos na educação básica: um estudo de caso a partir do primeiro e segundo ano do Ensino Médio |
Autor(es): | Andrade, Dheny Lacerda de |
Primeiro Orientador: | Lim, Flávia Jorge de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Suana Medeiros |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Wagner Valdir dos |
Resumo: | Este trabalho visa apresentar as práticas de ensino de solos na disciplina de geografia do ensino médio, a luz do livro didático, principal material utilizado nas instituições escolares, compreendendo assim suas características e relevância na construção do saber. A Geografia trabalha com conteúdos importantes que constam nos PCNs. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar a ocorrências dos conteúdos relacionados ao solo no livro didático do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública, incentivando o uso de materiais pedagógicos alternativos aliados ao livro didático, com o intuito de agregar conhecimento crítico aos alunos através da interação de pesquisa e ensino. |
Abstract: | The work aims at how geography high school practices in the light of the textbook, material used in construction institutions, thus presenting its high school characteristics in the construction of knowledge of high school teaching on the ground. Geography works with important contents that appear in the PCNs. In this way, the present work aims to analyze the occurrences of soil-related content in the textbook of the first year of high school in a school, encouraging the use of alternative public pedagogical materials allied to the textbook, in order to add critical knowledge students through the interaction of research and teaching. |
Palavras-chave: | Geografia física Ensino de Geografia Ensino e aprendizagem Ensino médio Livro didático Recurso didático Solo Soils Teaching Geography |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Geografia |
Citação: | ANDRADE, Dheny Lacerda de. O ensino de solos na educação básica: um estudo de caso a partir do primeiro e segundo ano do Ensino Médio. 42 f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10361 |
Data do documento: | 26-jul-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O ensino de solos na educação básica um estudo de caso a partir do primeiro e segundo ano do Ensino Médio.pdf | 962.03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.