06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10361
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lim, Flávia Jorge de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6167340074022734pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Suana Medeiros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7017692494466609pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Wagner Valdir dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5201965165569613pt_BR
dc.creatorAndrade, Dheny Lacerda de-
dc.date.accessioned2023-02-02T15:29:11Z-
dc.date.available2023-02-02-
dc.date.available2023-02-02T15:29:11Z-
dc.date.issued2022-07-26-
dc.identifier.citationANDRADE, Dheny Lacerda de. O ensino de solos na educação básica: um estudo de caso a partir do primeiro e segundo ano do Ensino Médio. 42 f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10361-
dc.description.abstractThe work aims at how geography high school practices in the light of the textbook, material used in construction institutions, thus presenting its high school characteristics in the construction of knowledge of high school teaching on the ground. Geography works with important contents that appear in the PCNs. In this way, the present work aims to analyze the occurrences of soil-related content in the textbook of the first year of high school in a school, encouraging the use of alternative public pedagogical materials allied to the textbook, in order to add critical knowledge students through the interaction of research and teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeografia físicapt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectRecurso didáticopt_BR
dc.subjectSolopt_BR
dc.subjectSoilspt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectGeographypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleO ensino de solos na educação básica: um estudo de caso a partir do primeiro e segundo ano do Ensino Médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho visa apresentar as práticas de ensino de solos na disciplina de geografia do ensino médio, a luz do livro didático, principal material utilizado nas instituições escolares, compreendendo assim suas características e relevância na construção do saber. A Geografia trabalha com conteúdos importantes que constam nos PCNs. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar a ocorrências dos conteúdos relacionados ao solo no livro didático do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública, incentivando o uso de materiais pedagógicos alternativos aliados ao livro didático, com o intuito de agregar conhecimento crítico aos alunos através da interação de pesquisa e ensino.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino de solos na educação básica um estudo de caso a partir do primeiro e segundo ano do Ensino Médio.pdf962.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.