00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10303
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A utilização de mapas mentais enquanto reflexão para a construção do conceito de lugar; experiência com alunos do 9º ano
Autor(es): Silva, Izabelly Queiroz
Primeiro Orientador: Pinto, Kinsey Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Marisco, Luciane Maranha de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Nascimento, João Paulo Da Hora
Resumo: É um lugar-comum nos dias de hoje a necessidade de uma Geografia que se aproxime da realidade sócio-espacial dos alunos, relacionando as vivências e cotidiano como ponto inicial para que a construção do conhecimento geográfico seja efetivado em sala de aula. Incluir a categoria “Lugar” permite a facilitação no processo de aprendizagem e reflexão sobre o meio ao qual estão inseridos, remetendo em sua formação suas implicações sociais, culturais, dentre outras, tornando o aluno, um protagonista na aprendizagem geográfica. Relacionar os saberes cotidianos do aluno e os saberes geográficos aprendidos na escola é fundamental para a eficácia do ensino de Geografia, colaborando para a visão do cidadão crítico, conhecedor e participante do espaço. Desse modo, partimos do pressuposto de que o ensino de Geografia deve ser alvo de uma renovação constante a fim de contribuir para o melhoramento de métodos capazes de surtir efeitos práticos no cotidiano dos alunos, sendo necessária a compreensão da relação que se faz entre as vivências sócio espaciais do aluno, ou ainda do lugar em que eles estão inseridos e a construção do conhecimento geográfico na escola. A proposta de produção dos mapas mentais pelos alunos, consiste em representar fatos cotidianos que os circundam e que, por serem corriqueiros, podem estar despercebidos, mas que ao realizar o exercício de transpor, movimenta estruturas fundamentais a cartografia, e assim à Geografia, por se tratar da especialização de fenômenos através da representação. Se o espaço se transforma, e de forma veloz, estudá-lo não é algo simples, é complexo, mas a Geografia está para isso, para as questões complexas desse mundo, buscando respostas para a construção do conhecimento, e dessa forma, validamos a própria Geografia, afinal, todo lugar é lugar para a Geografia.
Abstract: The need for a Geography that gets closer to the social-spatial students’ reality is evident, relating the experiences and the everyday as initial point for the geographical knowledge building to be efficient in the classroom. Including the category “Place” makes the learning process easier and leads to reflection about the environment in which they’re inserted, providing them social and cultural implications, among others, making the student a protagonist in the geographical learning. Relating the student’s everyday knowledge to geographical knowledge learnt at school is fundamental to the efficiency of Geography teaching, contributing to the vision of a critical citizen, that knows and takes place in the space. This way, we begin with the premise that teaching Geography must be a target of constant renovation in order to contribute to the improvement of methods capable of provoking practical effects in the student’s routine, being necessary the comprehension of the relations between the student’s socio-spatial experiences, or the place in which they’re inserted and the geographical knowledge construction at school. The proposal of mental maps production by the students consists in representing everyday facts that surround them and that, for being common, may be unnoticed, but, in doing the exercise of transposing, moves the main structures of cartography, and consequently of Geography, if we consider the specialization of phenomena through representation. If the space is transformed, and quickly, studying it isn’t easy, it’s complicated, but that’s what Geography is for, for this world’s complex matters, seeking answers to the knowledge construction, and, this way, we validate Geography itself, after all, every place is a place for Geography .
Palavras-chave: Geografia - Estudo e ensino
Cartografia
Percepção geográfica
Teaching
Cartography
School
Neighborhood
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia
Citação: SILVA, Izabelly Queiroz. A utilização de mapas mentais enquanto reflexão para a construção do conceito de lugar; experiência com alunos do 9º ano. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Curso de Geografia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10303
Data do documento: 11-nov-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.