00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10303
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pinto, Kinsey Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5810985948735723pt_BR
dc.contributor.referee1Marisco, Luciane Maranha de Oliveira-
dc.contributor.referee2Nascimento, João Paulo Da Hora-
dc.creatorSilva, Izabelly Queiroz-
dc.date.accessioned2023-01-27T22:44:15Z-
dc.date.available2023-01-27-
dc.date.available2023-01-27T22:44:15Z-
dc.date.issued2020-11-11-
dc.identifier.citationSILVA, Izabelly Queiroz. A utilização de mapas mentais enquanto reflexão para a construção do conceito de lugar; experiência com alunos do 9º ano. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Curso de Geografia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10303-
dc.description.abstractThe need for a Geography that gets closer to the social-spatial students’ reality is evident, relating the experiences and the everyday as initial point for the geographical knowledge building to be efficient in the classroom. Including the category “Place” makes the learning process easier and leads to reflection about the environment in which they’re inserted, providing them social and cultural implications, among others, making the student a protagonist in the geographical learning. Relating the student’s everyday knowledge to geographical knowledge learnt at school is fundamental to the efficiency of Geography teaching, contributing to the vision of a critical citizen, that knows and takes place in the space. This way, we begin with the premise that teaching Geography must be a target of constant renovation in order to contribute to the improvement of methods capable of provoking practical effects in the student’s routine, being necessary the comprehension of the relations between the student’s socio-spatial experiences, or the place in which they’re inserted and the geographical knowledge construction at school. The proposal of mental maps production by the students consists in representing everyday facts that surround them and that, for being common, may be unnoticed, but, in doing the exercise of transposing, moves the main structures of cartography, and consequently of Geography, if we consider the specialization of phenomena through representation. If the space is transformed, and quickly, studying it isn’t easy, it’s complicated, but that’s what Geography is for, for this world’s complex matters, seeking answers to the knowledge construction, and, this way, we validate Geography itself, after all, every place is a place for Geography .pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeografia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectPercepção geográficapt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectCartographypt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectNeighborhoodpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleA utilização de mapas mentais enquanto reflexão para a construção do conceito de lugar; experiência com alunos do 9º anopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoÉ um lugar-comum nos dias de hoje a necessidade de uma Geografia que se aproxime da realidade sócio-espacial dos alunos, relacionando as vivências e cotidiano como ponto inicial para que a construção do conhecimento geográfico seja efetivado em sala de aula. Incluir a categoria “Lugar” permite a facilitação no processo de aprendizagem e reflexão sobre o meio ao qual estão inseridos, remetendo em sua formação suas implicações sociais, culturais, dentre outras, tornando o aluno, um protagonista na aprendizagem geográfica. Relacionar os saberes cotidianos do aluno e os saberes geográficos aprendidos na escola é fundamental para a eficácia do ensino de Geografia, colaborando para a visão do cidadão crítico, conhecedor e participante do espaço. Desse modo, partimos do pressuposto de que o ensino de Geografia deve ser alvo de uma renovação constante a fim de contribuir para o melhoramento de métodos capazes de surtir efeitos práticos no cotidiano dos alunos, sendo necessária a compreensão da relação que se faz entre as vivências sócio espaciais do aluno, ou ainda do lugar em que eles estão inseridos e a construção do conhecimento geográfico na escola. A proposta de produção dos mapas mentais pelos alunos, consiste em representar fatos cotidianos que os circundam e que, por serem corriqueiros, podem estar despercebidos, mas que ao realizar o exercício de transpor, movimenta estruturas fundamentais a cartografia, e assim à Geografia, por se tratar da especialização de fenômenos através da representação. Se o espaço se transforma, e de forma veloz, estudá-lo não é algo simples, é complexo, mas a Geografia está para isso, para as questões complexas desse mundo, buscando respostas para a construção do conhecimento, e dessa forma, validamos a própria Geografia, afinal, todo lugar é lugar para a Geografia.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.