00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10298
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Olimpíada brasileira de matemática das escolas públicas como estímulo no ensino da matemática
Autor(es): Bezerra, Jailson Alves
Primeiro Orientador: Barros, Amauri da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Melo, Vanio Fragoso de
metadata.dc.contributor.referee2: Guerra, Ediel Azevedo
Resumo: Ao longo dos anos, a matemática vem sendo vista com uma disciplina complexa, com aulas pouco atrativas, professores maus e que gostam de reprovar. Esta visão errônea por parte dos discentes das escolas públicas vem sendo aos poucos desmistificada, através de Políticas Públicas voltadas para o ensino da matemática, como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que além de despertar o gosto pelo estudo da matemática e descobrir novos talentos, vem proporcionando aos professores de matemática o aprimoramento das suas estratégias pedagógicas, substituindo, assim, o jeito tradicional de ensino pela busca constante de didáticas mais atuais, que estimulem os alunos não apenas a participarem da olimpíada, mas que sejam vencedores, e consequentemente mudem sua realidade. Tal estímulo e motivação proporciona tanto aos alunos quanto aos professores o desenvolvimento de estratégias que auxiliam de forma eficaz no Processo de Ensino-Aprendizagem da matemática.
Abstract: Over the years, mathematics has been seen as a complex subject, with unattractive classes, bad teachers who like to fail. This erroneous view on the part of students from public schools has been gradually demystified, through Public Policies aimed at teaching mathematics, such as the Brazilian Public School Mathematics Olympiad (OBMEP), which in addition to awakening a taste for the study of mathematics and discovering new talents, has been providing math teachers with the improvement of their pedagogical strategies, thus replacing the traditional way of teaching with the constant search for the most current didactics, which encourage students not only to participate in the Olympics, but also to be winners , and consequently change your reality. Such stimulus and motivation provides both students and teachers with the development of strategies that effectively help in the Teaching-Learning Process of Mathematics.
Palavras-chave: Olimpíada de Matemática - Brasil
Jogos Matemáticos
Ensino Aprendizagem
Ensino Público
Olympics
Math
Teacher
Teaching-learning
Public school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Matemática
Citação: BEZERRA, Jailson Alves. Olimpíada brasileira de matemática das escolas públicas como estímulo no ensino da matemática. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática, Curso de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10298
Data do documento: 2-jun-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Olimpíada brasileira de matemática das escolas públicas como estímulo no ensino da matemática.pdf557.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.