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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10278
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Análise dos indicadores para dimensionamento de vagas docentes na UFAL |
Autor(es): | Rolim, Lílian Gabriela Pontes |
Primeiro Orientador: | Dantas, Anderson de Barros |
metadata.dc.contributor.referee1: | Milito, Cláudia Maria |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Araken |
Resumo: | Nas Instituições Federais de Ensino Superior, bem como nas demais organizações públicas, além da demanda por transparência e prestação de contas, a exigência por serviços de qualidade aumenta a cada dia. Determinar a eficiência como um dos fins a serem perseguidos pelo administrador público tem alcance para além do que o cidadão comum espera do estado, marcando um dever de ofício da administração pública sob pena de responsabilização de seus agentes. Para o gestor de pessoas, dar efeito ao princípio da eficiência implica na disponibilidade de pessoal em número e qualidade satisfatórios para atender as políticas públicas e serviços que devem ser prestados aos cidadãos. Definir quantos e quais cargos atenderão esses serviços é um trabalho a ser desenvolvido dentro de uma política de dimensionamento de pessoal. Dessa forma, este trabalho teve como finalidade comparar o modelo proposto pelo Mec/Andifes na Universidade Federal de Alagoas, bem como analisar indicadores de dimensionamento e alocação de pessoal docente que atenda as particularidades da instituição, utilizando para tanto o método da pesquisa ação combinado a pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas semi estruturadas com docentes e gestores. Foi possível perceber que a UFAL não adota o modelo de alocação de vagas docentes proposto pelo MEC e segue suas próprias normas para rateio de vagâncias. Isso não significa que a universidade é menos eficiente daquelas que utilizam o modelo, pois o modelo proposto pelo MEC não se adéqua as particularidades todas as instituições de ensino superior. |
Abstract: | In Federal Institutions of Higher Education, as well as in other public organizations, in addition to the demand for transparency and accountability, the demand for quality services increases every day. Determining efficiency as one of the purposes to be pursued by the public administrator has a scope beyond what the ordinary citizen expects from the state, marking a duty of office of the public administration under penalty of liability of its agents. For the people manager, giving effect to the principle of efficiency implies the availability of personnel in satisfactory number and quality to meet public policies and services that must be provided to citizens. Defining how many and which positions will serve these services is a job to be developed within a personnel sizing policy. Thus, this work aimed to compare the model proposed by Mec / Andifes at the Federal University of Alagoas, as well as to analyze indicators for the dimensioning and allocation of teaching staff that meets the particularities of the institution, using the action research method combined with bibliographic, documentary research and semi-structured interviews with teachers and managers. It was possible to notice that UFAL does not adopt the teaching vacancy allocation model proposed by MEC and follows its own rules for apportioning vacancies. This does not mean that the university is less efficient than those that use the model, since the model proposed by the MEC does not suit the particularities of all higher education institutions. |
Palavras-chave: | Recursos humanos Dimensionamento de pessoal Docentes – Universidade Federal de Alagoas Human resources Dimensioning UFAL |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Administração |
Citação: | ROLIM, Lílian Gabriela Pontes. Análise dos indicadores para dimensionamento de vagas docentes na UFAL. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Curso de Administração, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10278 |
Data do documento: | 30-set-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC |
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