00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ENSINO A DISTÂNCIA - IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10271
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Paiva, Ranilson Oscar Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1714190463540106pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Santos Júnior, Jário José dos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8965964602138476pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Alan Pedro da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2752203627912781pt_BR
dc.contributor.referee2Matos, Diego Dermeval Medeiros da Cunha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7400572752663161pt_BR
dc.creatorSantos, Lucas de Lima-
dc.creatorMoreira, Rafael Alan Fagundes-
dc.date.accessioned2023-01-25T23:14:39Z-
dc.date.available2023-01-25-
dc.date.available2023-01-25T23:14:39Z-
dc.date.issued2019-08-21-
dc.identifier.citationSANTOS, Lucas de Lima; MOREIRA, Rafael Alan Fagundes. Sistematizando a seleção de recursos educacionais online para a prática da matemática para o 9º ano. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Instituto de Computação, Curso de Sistemas de Informação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10271-
dc.description.abstractOnline education has grown significantly in the last decades around the world, changing the way of viewing teaching-learning for new looks. In this context, learning is not exactly about the face-to-face teaching environment, but it can happen anywhere. With this, online education systems that help students and teachers, providing educational resources (videos, texts, questions, etc.), arise. However, such educational resources are limited or, for the most part, not easily accessible, with the teacher having the role of searching for them and adapting them to the context of their courses. However, this adds yet another task to the teacher in addition to the activities and concerns with teaching, the management of their courses and the learning of their students. The objective of this work is to support teachers in choosing online educational resources relevant to the learning of elementary students. As a result, we noticed a better performance in the applied tests of the students who made use of the online resources to study the discipline. The use of online resources is positive and should be applied in the classroom, even if the use of these resources requires specific training by the schools, so that they guide students to make better use of their mobile devices.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Sistema de Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectRecursos tecnológicospt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectOnline educationpt_BR
dc.subjectOnline resources for studying mathematicspt_BR
dc.subjectSystematization of online resourcespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOpt_BR
dc.titleSistematizando a seleção de recursos educacionais online para a prática da matemática para o 9º anopt_BR
dc.title.alternativeSystematizing the selection of online educational resources for the practice of mathematics for the 9th yearpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA educação online tem crescido significativamente nas últimas décadas em todo o mundo, alterando a forma de visualizar o ensino-aprendizagem para novos olhares. Neste contexto, a aprendizagem não se prende exatamente ao ambiente presencial de ensino, mas pode acontecer em qualquer lugar, com isso, surgem sistemas de educação online que auxiliam alunos e professores, provendo recursos educacionais (vídeos, textos, questões, etc.). Contudo, tais recursos educacionais são limitados ou, na maioria das vezes, não estão facilmente acessíveis, cabendo ao professor o papel de procurá-los e adequá-los ao contexto de seus cursos. Entretanto, isso agrega mais uma tarefa ao professor além das atividades e preocupações com o ensino, com a gestão de seus cursos e com a aprendizagem de seus estudantes. O objetivo desse trabalho é apoiar professores a escolher recursos educacionais online relevantes para a aprendizagem de estudantes do ensino fundamental. Como resultado, percebeu-se que o método aplicado na seleção dos recursos educacionais foi eficaz. O uso dos recursos online é positivo e deve ser aplicado em sala de aula, embora precisem ser selecionados utilizando uma metodologia adequada e mesmo que o uso destes recursos exija um treinamento específico por parte das escolas, para que orientem os estudantes para um melhor aproveitamento de seus dispositivos móveis.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ENSINO A DISTÂNCIA - IC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sistematizando a seleção de recursos educacionais online para a prática da matemática para o 9º ano.pdf842.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.