00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10255
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Programa Bolsa Família: um estudo de caso sobre a sua efetividade no desempenho escolar da escola municipal Josefa da Silva Costa em Satuba-AL
Título(s) alternativo(s): Family Grant Program: a case study on its effectiveness in school performance at the Josefa da Silva Costa municipal school in Satuba - AL
Autor(es): Souza, Maksuele Monte de
Primeiro Orientador: Chagas, Rosiane
metadata.dc.contributor.referee1: Fernandes, Ana Paula Lima Marques
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Edilson dos Santos
Resumo: O número de brasileiros que vivem em situação de pobreza extrema trouxe como política pública o Programa Bolsa Família, concebido a partir da reunião de políticas que se articulam com o fito de combate a fome. O programa sugere um viés demasiadamente assistencialista, seus resultados já mostram o impacto que políticas públicas de distribuição de renda podem ter na vida diária da população mais pobre. O presente trabalho tem como objetivo geral avaliar a efetividade que o programa bolsa família exerce no desempenho educacional na escola municipal Josefa da Silva Costa no município de Satuba. E como objetivos específicos, analisar a importância do programa bolsa família no desempenho escolar dos alunos de ensino no município de Satuba; verificar o perfil dos jovens e família beneficiadas pelo programa; analisar o impacto da execução de uma política pública sobre o problema sócio educacional presentes na escola e propor sugestões aos gestores escolares. Como metodologia aplicada à pesquisa de natureza qualitativa, teve como base de elaboração, aplicação de questionários com os alunos e pais da escola em questão. Sendo assim, o trabalho justificou-se pela necessidade de analisar os impactos de uma política pública, o programa bolsa família, suas condicionalidades e sua importância no que diz respeito ao desempenho escolar de alunos da rede pública e básica de ensino. Buscou conhecer/entender a percepção dos professores e pais sobre o programa bolsa família, buscando uma reflexão sobre a importância deste, no que diz respeito ao processo educacional dos alunos. Por fim, os resultados obtidos apontam que a grande maioria dos envolvidos são desempregados e os gestores devem acompanhar tanto os alunos, quanto os pais nesse processo de receber o auxílio, propor ações educacionais.
Abstract: The number of Brazilians living in poverty that generates the implementation of public policies or the Bolsa Família Program, or what is the set of policies that articulate with it has one or more assistance resources, its results already shown or impact policies income distribution can have in the daily life of the poorest population. Thus, the present work has as a general objective to evaluate the effectiveness that the family scholarship program has on the educational performance of the municipal school Josefa da Silva Costa in the municipality of Satuba. And as specific objectives, to analyze the importance of the family scholarship program in the school performance of students of education in the school; check the profile of young people and families benefited by the program; to analyze the impact of the implementation of a public policy on the educational educational problem for the municipality of Satuba and to propose suggestions for school administrators. As a methodology applied to qualitative research, it was based on the elaboration of questionnaires with students and parents of the school in question. Thus, the work was justified by the need to analyze the impacts of a public policy, the Bolsa Família program, its conditions and its importance with regard to the school performance of students from public and basic education. Finally, the results obtained indicate that the vast majority of those involved are unemployed and managers must accompany both students and parents in this process of receiving assistance, educational proportions.
Palavras-chave: Programa Bolsa Família (Brasil)
Política pública
Política social
Desempenho escolar
Gestão administrativa da escola
Public and Social Policies
School performance
Satuba
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Administração
Citação: SOUZA, Maksuele Monte de. Programa Bolsa Família: um estudo de caso sobre a sua efetividade no desempenho escolar da escola municipal Josefa da Silva Costa em Satuba-AL. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Curso de Administração, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10255
Data do documento: 14-jan-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.