00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FAU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação Heurística de Usabilidade da Plataforma de Jogos Steam
Título(s) alternativo(s): A Heuristic Usability Evaluation of Steam's Gaming Platform
Autor(es): Souza, Marina Avila de
Primeiro Orientador: Neves, Aline da Silva Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Lopes, Danielly Amatte
metadata.dc.contributor.referee2: Cantalice, Juliana Donato de Almeida
Resumo: O presente trabalho trata da análise e avaliação de usabilidade da plataforma de jogos digitais Steam, criada em 2002 pela Valve Corporation. Esse aplicativo permite que seus usuários possam ter acesso aos jogos sem precisar comprar cópias físicas, manejando todas as transações através de seu próprio servidor e condensando todos os jogos de um perfil numa única biblioteca. No entanto, sua interface confusa e recursos em excesso são alvo de reclamação dos usuários, o que motiva essa pesquisa e levanta a reflexão sobre a importância da usabilidade dentro de sistemas digitais. Metodologicamente, utilizamos a escala de satisfação de John Brooke (1986) e as heurísticas de Jakob Nielsen (1993) através de testes com cinco usuários não-especialistas e quatro especialistas em interfaces, a fim de avaliar os níveis de intuitividade e organização presentes no sistema. A partir dessa análise, concluimos que a plataforma possui baixo nível de intuitividade e grande desconforto para novos usuários, além de apresentar dificuldades para usuários experientes.
Abstract: This essay analyzes and evaluates the usability of Steam, a digital game platform launched in 2002 by Valve Corporation. This platform gives its users access to games without having to keep physical copies, operating all monetary transactions through its server and concentrating the digital copies belonging to a profile in a library. However, its confusing interface and excessive possibilities are frequently targeted by the users, which endorses this research and raises reflection on the importance of usability on digital systems. This work uses as methodology John Brooke’s satisfaction scale (1986) and Nielsen’s usability heuristics (1993) through tests with five non-specialist users and four digital interfaces specialists in order to rate the levels of intuitiveness and organization present on the system. Based on this analysis, it’s possible to conclude the platform possesses a low intuitiveness level and high discomfort for new users, also presenting difficulty for experienced users.
Palavras-chave: Usabilidade - Jogos
Plataforma – Jogos Steam
Avaliação Heurística - Jogos
Design – Plataformas de Jogos
Design
Usability
Heuristics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Design
Citação: SOUZA, Marina Avila de. Avaliação Heurística de Usabilidade da Plataforma de Jogos Steam. 2023. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Curso de Design, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10233
Data do documento: 29-jan-2020
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