00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FAU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10233
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Neves, Aline da Silva Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3696434843618313pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, Danielly Amatte-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4848182363467970pt_BR
dc.contributor.referee2Cantalice, Juliana Donato de Almeida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2951056442406718pt_BR
dc.creatorSouza, Marina Avila de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6802060675815882pt_BR
dc.date.accessioned2023-01-19T23:23:40Z-
dc.date.available2023-01-19-
dc.date.available2023-01-19T23:23:40Z-
dc.date.issued2020-01-29-
dc.identifier.citationSOUZA, Marina Avila de. Avaliação Heurística de Usabilidade da Plataforma de Jogos Steam. 2023. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Curso de Design, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10233-
dc.description.abstractThis essay analyzes and evaluates the usability of Steam, a digital game platform launched in 2002 by Valve Corporation. This platform gives its users access to games without having to keep physical copies, operating all monetary transactions through its server and concentrating the digital copies belonging to a profile in a library. However, its confusing interface and excessive possibilities are frequently targeted by the users, which endorses this research and raises reflection on the importance of usability on digital systems. This work uses as methodology John Brooke’s satisfaction scale (1986) and Nielsen’s usability heuristics (1993) through tests with five non-specialist users and four digital interfaces specialists in order to rate the levels of intuitiveness and organization present on the system. Based on this analysis, it’s possible to conclude the platform possesses a low intuitiveness level and high discomfort for new users, also presenting difficulty for experienced users.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Designpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUsabilidade - Jogospt_BR
dc.subjectPlataforma – Jogos Steampt_BR
dc.subjectAvaliação Heurística - Jogospt_BR
dc.subjectDesign – Plataformas de Jogospt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectUsabilitypt_BR
dc.subjectHeuristicspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpt_BR
dc.titleAvaliação Heurística de Usabilidade da Plataforma de Jogos Steampt_BR
dc.title.alternativeA Heuristic Usability Evaluation of Steam's Gaming Platformpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho trata da análise e avaliação de usabilidade da plataforma de jogos digitais Steam, criada em 2002 pela Valve Corporation. Esse aplicativo permite que seus usuários possam ter acesso aos jogos sem precisar comprar cópias físicas, manejando todas as transações através de seu próprio servidor e condensando todos os jogos de um perfil numa única biblioteca. No entanto, sua interface confusa e recursos em excesso são alvo de reclamação dos usuários, o que motiva essa pesquisa e levanta a reflexão sobre a importância da usabilidade dentro de sistemas digitais. Metodologicamente, utilizamos a escala de satisfação de John Brooke (1986) e as heurísticas de Jakob Nielsen (1993) através de testes com cinco usuários não-especialistas e quatro especialistas em interfaces, a fim de avaliar os níveis de intuitividade e organização presentes no sistema. A partir dessa análise, concluimos que a plataforma possui baixo nível de intuitividade e grande desconforto para novos usuários, além de apresentar dificuldades para usuários experientes.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliação Heurística de Usabilidade da Plataforma de Jogos Steam.pdf3.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.