00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ensino online emergencial na educação básica: desafios e limitações em um cenário de crise
Título(s) alternativo(s): Emergency online teaching in elementary school: challenges and limitations in a crisis scenario
Autor(es): Santos, Weider Alberto Costa
Primeiro Orientador: Mercado, Luis Paulo Leopoldo
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Carloney Alves de
metadata.dc.contributor.referee2: Masseto, Débora Cristina
Resumo: Este estudo teve como objetivo geral investigar como professores da educação básica das redes pública e privada em Alagoas, nas etapas de ensino fundamental e médio, vivenciaram, inicialmente, os processos implicados no ensino online emergencial (EOE) em seus contextos escolares formais no cenário de crise provocado pela pandemia da Covid-19 em 2020, demarcando os desafios e as limitações. O contexto do estudo foram as experiências de ensino e aprendizagem mediadas por tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), apoiadas em espaços ou plataformas virtuais simulando possíveis processos inerentes à sala de aula presencial. Os dados obtidos foram descritos a partir das categorias ‘equidade digital’, ‘recursos escassos’ e ‘formação para a utilização das TDIC’, em diálogo com os processos implicados no EOE. A pesquisa qualitativa apoiada na teoria fundamentada de caráter descritivo se deu por meio de questionário semiestruturado com 237 professores das redes pública e privada em Alagoas. Os resultados indicaram aspectos ligados à formação docente com TDIC atrelada ao desenvolvimento de letramento digital, a necessidade de avançar do uso instrumental para a integração metodológica, falta de acesso e cobertura à internet e TDIC para os estudantes e professores desde a possibilidade de conexão à disponibilidade de dispositivos, limitações na utilização das TDIC pelos professores e ausência de suporte e capacitações nesse cenário. Nessa perspectiva a pesquisa pode contribuir para a existência de possíveis trilhas a serem desenvolvidas em futuras investigações: currículo implicado nas demandas socioculturais desse tempo e o desenvolvimento epistemológico e prático sobre letramento digital a partir da primeira formação docente.
Abstract: This study had the general objective of investigating how public and private basic education teachers in Alagoas, in primary and secondary education, initially experienced the processes involved in emergency online education (EOE) in their formal school contexts in the crisis scenario caused by the Covid-19 pandemic in 2020, demarcating the challenges and limitations. The context of the study was the teaching and learning experiences mediated by digital information and communication technologies (TDIC), supported in virtual spaces or platforms simulating possible processes inherent to the face-to-face classroom. The data obtained were described from the categories 'digital equity', 'scarce resources' and 'training for the use of TDIC', in dialogue with the processes involved in the EOE. The qualitative research supported by the grounded theory of descriptive character took place through a semi-structured questionnaire with 237 teachers from public and private networks in Alagoas. The results indicated aspects related to teacher training with TDIC tied to the development of digital literacy, the need to move from instrumental use to methodological integration, lack of access and coverage of Internet and TDIC for students and teachers from the possibility of connection to the availability of devices, limitations in the use of TDIC by teachers and lack of support and training in this scenario. In this perspective, the research can contribute to the existence of possible tracks to be developed in future investigations: curriculum implicated in the sociocultural demands of this time and the epistemological and practical development about digital literacy from the first teacher training.
Palavras-chave: Tecnologias digitais de informação e comunicação
Educação básica
Ensino Online Emergencial
Covid-19
Emergency online teaching.
Elementary school
Digital information and communication technologies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: SANTOS, Weider Alberto Costa. Ensino online emergencial na educação básica: desafios e limitações em um cenário de crise. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10213
Data do documento: 23-mai-2022
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