00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FAU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10046
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Laurindo Santos Lopes, Barbara-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9852077383482004pt_BR
dc.contributor.referee1Cavalcante, Morgana Maria Pitta Duarte-
dc.contributor.referee2Miranda, Eva Rolim-
dc.creatorOliveira, Joao Felipe de Araújo Rezende-
dc.date.accessioned2022-12-14T22:13:32Z-
dc.date.available2022-12-14-
dc.date.available2022-12-14T22:13:32Z-
dc.date.issued2020-02-20-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Joao Felipe de Araújo Rezende. Desenvolvimento de identidade visual para o mercado do artesanato de Maceió. 2022. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10046-
dc.description.abstractThe Handcraft Market in Maceió is a big tourist center and of great cultural and economic importance for the city where it is located, but, today, the Market is going through a period of bad management of the place and scrap. Among the various problems that the place of study has, one of them is the proposal discussed in this work: the lack of a visual identity that characterizes the place and graphically brings the essence of the Market and the people who make a living there. The work has as general objective to develop the concept of a visual identity for the Craft Market, and, in its specific objectives: to explain and justify the concept of crafts, design and visual identity; understand and show the importance of handicrafts for the state of Alagoas and rescue the essence of Maceió's handicrafts and culture. The present work consists of an exploratory qualitative research, where the Craft Market, object of study of this work, was analyzed from data, interviews and on-site visits. The development of this monograph was guided by the project methodology proposed by the designer Maria Luísa Peón (2009) in “Visual Identity Systems (SIV)”, based on its three phases, namely: Questioning Phase; Design Phase and Specifications Phase. The result of this project is a design concept that is presented based on a visual identity of the Craft Market, which reflects the cultural characteristics of Maceió and the Market, through an institutional and imagery configuration, adding value to the space and bringing it closer the location of its final consumer: society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Designpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdentidade visualpt_BR
dc.subjectDesign gráficopt_BR
dc.subjectMarcaspt_BR
dc.subjectArtesanato - Maceió (AL)pt_BR
dc.subjectVisual Identitypt_BR
dc.subjectGraphic designpt_BR
dc.subjectBrandpt_BR
dc.subjectCraftspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS E APLICADA::DESENHO INDUSTRIAL::PROGRAMAÇÃO VISUALpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de identidade visual para o mercado do artesanato de Maceiópt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of a visual identity for the craft market in Maceiópt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO Mercado do Artesanato de Maceió é um grande centro turístico e de grande importância cultural e econômica para a cidade onde está inserido, mas, nos dias de hoje, o Mercado atravessa um período de má gestão do local e sucateamento. Dentre os vários problemas que o local de estudo possui, um deles é a proposta discorrida neste trabalho: a falta de uma identidade visual que caracterize o local e traga de forma gráfica a essência do Mercado e do povo que dali tira sustento. O trabalho tem como objetivo geral desenvolver o conceito de uma identidade visual para o Mercado do Artesanato, e, em seus objetivos específicos: explicar e fundamentar o conceito de artesanato, design e identidade visual; entender e mostrar a importância do artesanato para o estado de Alagoas e resgatar a essência do artesanato e da cultura de Maceió. O presente trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa exploratória, onde o Mercado do Artesanato, objeto de estudo desse trabalho, foi analisado a partir de dados, entrevistas e visitas in loco. O desenvolvimento desta monografia foi guiado pela metodologia de projeto proposta pela designer Maria Luísa Peón (2009) em “Sistemas de Identidade Visual (SIV)”, a partir de suas três fases, sendo elas: Fase da Problematização; Fase da Concepção e Fase das Especificações. O resultado desse projeto é um conceito de design que se apresenta a partir de uma identidade visual do Mercado do Artesanato, na qual se reflete as características culturais de Maceió e do Mercado, através de uma configuração institucional e imagética, agregando valor ao espaço e aproximando o local do seu consumidor final: a sociedade.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desenvolvimento de identidade visual para o mercado do artesanato de Maceió.pdf2.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.