00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CECA - CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CECA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10010
Tipo: Dissertação
Título: Conchas de sururu, maçunim e ostras: uma alternativa viável na alimentação de codornas
Título(s) alternativo(s): Sururu shells, freezers and oysters: a viable alternative for feeding quails
Autor(es): Mendonça, Daniela da Silva
Primeiro Orientador: Lana, Sandra Roseli Valerio
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Lana, Geraldo Roberto Quintão
metadata.dc.contributor.referee1: Silva Junior, Paulo Antonio da
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Tania Marta Carvalho dos
Resumo: Objetivo da pesquisa foi avaliar as conchas de sururu, maçunim e ostra na alimentação de codornas de corte, como uma fonte orgânica e renovável de cálcio, sobre o desempenho produtivo, rendimento de carcaça e parâmetros ósseos dessas aves. Foram utilizadas 250 codornas, não sexadas, com um dia de idade, da espécie europeia (Coturnix coturnix). As aves foram distribuídas em um delineamento inteiramente casualizado constituído de cinco dietas, onde foi formulada uma ração basal na qual foram adicionadas as fontes de cálcio (calcário calcítico, carbonato de cálcio, farinha de conchas de sururu, farinha de conchas de maçunim e farinha de conchas de ostras), com cinco repetições e dez aves por unidade experimental. Foi avaliado consumo de ração, ganho de peso e a conversão alimentar no período de um a 35 dias. Ao final do experimento duas aves de peso médio foram abatidas para as análises de rendimento de carcaça e arâmetros ósseos. Não foram observadas diferenças significativas (P>0,05) para os dados de consumo de ração, ganho de peso e conversão alimentar, bem como para os resultados de rendimento de carcaça, matéria seca, cinzas e resistência óssea a flexão de tíbias de codornas de corte. Com isso, conclui-se que as conchas de sururu, maçunim e ostra podem ser utilizadas em substituição ao calcário calcítico sem afetar o desempenho produtivo, rendimento de carcaça, bem como a mineralização óssea de codornas europeias no período de um a 35 dias de idade. Palavras-chave: codornas europeias; farinhas de conchas de sururu, maçunim e de ostras; fontes orgânicas de cálcio.
Abstract: não tem
Palavras-chave: Codornas européias
Farinhas de conchas de sururu
Maçunim
Fontes orgânicas de cálcio
European quails
mollusc shells
organic sources of calcium
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ZOOTECNIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Zootecnia
Citação: MENDONÇA, Daniela da Silva. Conchas de sururu, maçunim e ostras: uma alternativa viável na alimentação de codornas. 2021. 34f. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) – Programa de Pós-graduação em Zootecnia, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal de Alagoas, Rio Largo, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10010
Data do documento: 19-dez-2019
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CECA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Conchas de sururu, maçunim e ostras uma alternativa viável na alimentação de codornas.pdf519.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.