Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7748
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A indisciplina escolar e ensino-aprendizagem sob o olhar de professores do ensino fundamental II |
Autor(es): | Oliveira, Naldjane da Silva |
Primeiro Orientador: | Silva, Rosycléa Dantas |
metadata.dc.contributor.referee1: | Tibana, Adriana Lopes Lisboa |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pitombeira, Cátia Veneziano |
Resumo: | A indisciplina é uma das questões que mais afeta o trabalho do professor (BOARINI, 2013; OLIVEIRA, 2005) e, por conseguinte, o processo de ensino-aprendizagem. A presente pesquisa é fundamentada nos estudos sobre indisciplina nas escolas (PARRAT-DAYAN, 2008; RUOTTI; ALVES; CUBAS, 2007; AMADO, 2001) e objetiva investigar como professores do Ensino Fundamental II entendem e lidam com a indisciplina escolar. A geração dos dados foi realizada por meio de dois questionários, com dez professores de uma escola da rede particular de ensino de Alagoas - Brasil. A análise indicou que os professores lidam constantemente com questões de indisciplina, o que interfere na sua prática docente e na aprendizagem dos alunos. Além disso, os professores evidenciam a necessidade de uma rede colaborativa para o trabalho com a indisciplina e uma formação docente que contemple essa temática. |
Abstract: | Indiscipline is one of the issues that most affects the teacher’ work (BOARINI, 2013; OLIVEIRA, 2005) and, therefore, the teaching-learning process. This research finds its theoretical support in the studies about indiscipline in schools (PARRAT-DAYAN, 2008; RUOTTI; ALVES; CUBAS, 2007; AMADO, 2001) and aims at investigating how elementary II school teachers understand and deal with school indiscipline. The data generation process was carried out through two questionnaires, with ten teachers from a private school in Alagoas - Brazil. The analysis shows that teachers usually deal with issues of indiscipline, affecting their teaching practice and students' learning. In addition, teachers show the need for a collaborative network to help with school indiscipline and a teacher education that addresses this issue. |
Palavras-chave: | Indisciplina Ensino Aprendizagem Formação docente Indiscipline Teaching Learning Teacher education |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Letras(Inglês) |
Citação: | OLIVEIRA, Naldjane da Silva. A indisciplina escolar e ensino-aprendizagem sob o olhar de professores do ensino fundamental II. 2020. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Letras - Inglês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7748 |
Data do documento: | 14-dez-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A indisciplina escolar e ensino-aprendizagem sob o olhar de professores do ensino fundamental II.pdf | 406.34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.