00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) EENF - ESCOLA DE ENFERMAGEM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - EENF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENFERMAGEM - EENF
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Dificuldades e possibilidades da educação permanente em saúde: a voz dos profissionais da estratégia saúde da família
Título(s) alternativo(s): Difficulties and possibilities of permanent health education: the voice of professionals in the family health strategy.
Autor(es): Araújo, Andressa Ramos de
Primeiro Orientador: Rozendo, Célia Alves
metadata.dc.contributor.referee1: Cardoso, Danielly Santos dos Anjos
metadata.dc.contributor.referee2: Nagliate, Patrícia de Carvalho
Resumo: Introdução: A Educação Permanente em Saúde (EPS) é uma prática educativa de ensino-aprendizagem dos profissionais da saúde a partir do seu cotidiano, com foco na transformação do processo de trabalho. Objetivos: o presente estudo teve por objetivos: 1) evidenciar as dificuldades dos trabalhadores da estratégia de saúde da família para realizar a Educação Permanente em Saúde; 2) Identificar as potencialidades que esses profissionais da saúde desenvolvem através da prática de Educação Permanente em Saúde em seu meio laboral. Metodologia: estudo descritivo com abordagem qualitativa, originado do projeto “Práticas e Tecnologias de Educação Permanente em Saúde – Pesquisa-intervenção com foco no processo de trabalho de equipes de Saúde da Família”, aprovado e financiado pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Alagoas/FAPEAL, no âmbito do Programa Pesquisa para o SUS/PPSUS. O estudo foi realizado em 2018, em três unidades da ESF do VI distrito sanitário, de Maceió, Alagoas, com a participação de 58 profissionais, em 4 encontros por unidade. Os dados foram coletados por meio dos círculos de cultura e geraram informações escritas e gravadas, cuja análise foi realizada por meio da análise de conteúdo na modalidade temática. Resultados: os profissionais destacaram as seguintes dificuldades para a implantação da EPS: falta de tempo, cobranças, sobrecarga de trabalho, infraestrutura ineficiente e dificuldades interpessoais; como potencialidades, foram apontadas a valorização do trabalho em equipe e da EPS. Conclusão: Em que pese as dificuldades para a realização de EPS, é essencial reconhecer as potencialidades apontadas, com destaque para o trabalho em equipe, baseado na comunicação, união e respeito mútuo. É fundamental considerar a necessidade de qualificação dos gestores e dos profissionais em torno da temática EPS, visando o reconhecimento de sua importância para a qualidade da atenção à saúde prestada à população.
Abstract: Introduction: Permanent Education in Health (PEH) is an educational practice of teaching-learning for health professionals from their daily lives, with a focus on transforming the work process. Objectives: the present study has the following objectives: 1) to highlight the difficulties of workers in the family health strategy to carry out Permanent Education in Health; 2) Identify the potential that these health professionals develop through the practice of Permanent Health Education in their work environment. Methodology: a descriptive study with a qualitative approach, originated from the project “Practices and Technologies of Permanent Education in Health - Research-intervention focusing on the work process of Family Health teams”, approved and financed by the Foundation for the Support of Science and Technology of the State of Alagoas / FAPEAL, within the scope of the Research Program for SUS / PPSUS. The study was carried out in 2018, in three units of the FHS of the VI sanitary district, of Maceió, Alagoas, with the participation of 58 professionals, in 4 meetings per unit. The data was collected through culture circles and generated written and recorded information, which analysis was carried out through content analysis in the thematic modality. Results: the professionals highlighted the following difficulties for the implementation of PEH: lack of time, charges, work overload, inefficient infrastructure and interpersonal difficulties; as potentialities, the valuation of teamwork and PEH were pointed out. Conclusion: Despite the difficulties in performing PEH, it is essential to recognize the potentialities pointed out, with emphasis on teamwork, based on communication, unity and mutual respect. It is essential to consider the need for qualification of managers and professionals around the PEH theme, aiming at the recognition of its importance for the quality of health care provided to the population.
Palavras-chave: Educação permanente em saúde
Profissionais de saúde
Estratégia Saúde da Família (ESF)
Family health strategy
Permanent Education
Human resources development
Nursing
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Enfermagem
Citação: ARAÚJO, Andressa Ramos de. Dificuldades e possibilidades da educação permanente em saúde: a voz dos profissionais da estratégia saúde da família. 2020. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem, Curso de Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7720
Data do documento: 14-dez-2020
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