00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) EENF - ESCOLA DE ENFERMAGEM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - EENF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENFERMAGEM - EENF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7720
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rozendo, Célia Alves-
dc.contributor.advisor1Latteslattes.cnpq.br/7390258318696012pt_BR
dc.contributor.referee1Cardoso, Danielly Santos dos Anjos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6020493201445668pt_BR
dc.contributor.referee2Nagliate, Patrícia de Carvalho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3321694448032184pt_BR
dc.creatorAraújo, Andressa Ramos de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7822703062691768pt_BR
dc.date.accessioned2021-03-27T01:00:54Z-
dc.date.available22-03-26-
dc.date.available2021-03-27T01:00:54Z-
dc.date.issued2020-12-14-
dc.identifier.citationARAÚJO, Andressa Ramos de. Dificuldades e possibilidades da educação permanente em saúde: a voz dos profissionais da estratégia saúde da família. 2020. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem, Curso de Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7720-
dc.description.abstractIntroduction: Permanent Education in Health (PEH) is an educational practice of teaching-learning for health professionals from their daily lives, with a focus on transforming the work process. Objectives: the present study has the following objectives: 1) to highlight the difficulties of workers in the family health strategy to carry out Permanent Education in Health; 2) Identify the potential that these health professionals develop through the practice of Permanent Health Education in their work environment. Methodology: a descriptive study with a qualitative approach, originated from the project “Practices and Technologies of Permanent Education in Health - Research-intervention focusing on the work process of Family Health teams”, approved and financed by the Foundation for the Support of Science and Technology of the State of Alagoas / FAPEAL, within the scope of the Research Program for SUS / PPSUS. The study was carried out in 2018, in three units of the FHS of the VI sanitary district, of Maceió, Alagoas, with the participation of 58 professionals, in 4 meetings per unit. The data was collected through culture circles and generated written and recorded information, which analysis was carried out through content analysis in the thematic modality. Results: the professionals highlighted the following difficulties for the implementation of PEH: lack of time, charges, work overload, inefficient infrastructure and interpersonal difficulties; as potentialities, the valuation of teamwork and PEH were pointed out. Conclusion: Despite the difficulties in performing PEH, it is essential to recognize the potentialities pointed out, with emphasis on teamwork, based on communication, unity and mutual respect. It is essential to consider the need for qualification of managers and professionals around the PEH theme, aiming at the recognition of its importance for the quality of health care provided to the population.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Enfermagempt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectEducação permanente em saúdept_BR
dc.subjectProfissionais de saúdept_BR
dc.subjectEstratégia Saúde da Família (ESF)pt_BR
dc.subjectFamily health strategypt_BR
dc.subjectPermanent Educationpt_BR
dc.subjectHuman resources developmentpt_BR
dc.subjectNursingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpt_BR
dc.titleDificuldades e possibilidades da educação permanente em saúde: a voz dos profissionais da estratégia saúde da famíliapt_BR
dc.title.alternativeDifficulties and possibilities of permanent health education: the voice of professionals in the family health strategy.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoIntrodução: A Educação Permanente em Saúde (EPS) é uma prática educativa de ensino-aprendizagem dos profissionais da saúde a partir do seu cotidiano, com foco na transformação do processo de trabalho. Objetivos: o presente estudo teve por objetivos: 1) evidenciar as dificuldades dos trabalhadores da estratégia de saúde da família para realizar a Educação Permanente em Saúde; 2) Identificar as potencialidades que esses profissionais da saúde desenvolvem através da prática de Educação Permanente em Saúde em seu meio laboral. Metodologia: estudo descritivo com abordagem qualitativa, originado do projeto “Práticas e Tecnologias de Educação Permanente em Saúde – Pesquisa-intervenção com foco no processo de trabalho de equipes de Saúde da Família”, aprovado e financiado pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Alagoas/FAPEAL, no âmbito do Programa Pesquisa para o SUS/PPSUS. O estudo foi realizado em 2018, em três unidades da ESF do VI distrito sanitário, de Maceió, Alagoas, com a participação de 58 profissionais, em 4 encontros por unidade. Os dados foram coletados por meio dos círculos de cultura e geraram informações escritas e gravadas, cuja análise foi realizada por meio da análise de conteúdo na modalidade temática. Resultados: os profissionais destacaram as seguintes dificuldades para a implantação da EPS: falta de tempo, cobranças, sobrecarga de trabalho, infraestrutura ineficiente e dificuldades interpessoais; como potencialidades, foram apontadas a valorização do trabalho em equipe e da EPS. Conclusão: Em que pese as dificuldades para a realização de EPS, é essencial reconhecer as potencialidades apontadas, com destaque para o trabalho em equipe, baseado na comunicação, união e respeito mútuo. É fundamental considerar a necessidade de qualificação dos gestores e dos profissionais em torno da temática EPS, visando o reconhecimento de sua importância para a qualidade da atenção à saúde prestada à população.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENFERMAGEM - EENF



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.