00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7711
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Relatório de ensino a formação inicial de professores de sociologia: um olhar entre escolas e universidade
Autor(es): Araújo, Túlio Ismael Souza de
Primeiro Orientador: Souza, Jordânia de Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Júlio Cezar Gaudencio da
metadata.dc.contributor.referee2: Florêncio, Maria Amélia Lemos
Resumo: Este Relatório de Ensino tem por objetivo destacar e refletir sobre aspectos da formação inicial docente a partir de Escolas e Universidade. Para isso, tomo como ponto de partida a narrativa que apresenta um cenário no qual atuo ativamente na construção, qual seja, a reformulação do Projeto Pedagógico do Curso de licenciatura em Ciências Sociais do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), ao longo dos anos de 2017 e 2018. Ao mesmo tempo, destaco que ainda há desafios a serem superados, principalmente no que diz respeito aos professores e professoras que formam professores e professoras no Ensino Superior. No mesmo caminho, aponto para a importância dos Programas Institucionais para a formação docente, sob o olhar de minha trajetória inserido no Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e no Programa de Residência Pedagógica (PRP), em oposição aos gargalos e problemas encontrados nos estágios obrigatórios.
Abstract: This Teaching Report aims to highlight and reflect on aspects of initial teacher training from Schools and University. For this, I take as a starting point the narrative that presents a scenario in which I actively work in the construction, that is, the reformulation of the Pedagogical Project of the Social Sciences degree course at the Social Sciences Institute (ICS) of the Federal University of Alagoas ( UFAL), over the years 2017 and 2018. At the same time, I highlight that there are still challenges to be overcome, especially with regard to teachers who train teachers in higher education. In the same way, I point to the importance of Institutional Programs for teacher training, from the perspective of my trajectory inserted in the Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID) and in the Pedagogical Residency Program (PRP), as opposed to bottlenecks and problems found in mandatory stages.
Palavras-chave: Formação inicial
Formação de professores
Universidade Federal de Alagoas - Instituto de Ciências Sociais
Docência universitária
Initial teacher training
Internships
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Sociais
Citação: ARAÚJO, Túlio Ismael Souza de. Relatório de ensino a formação inicial de professores de sociologia: um olhar entre escolas e universidade. 2020. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) – Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7711
Data do documento: 20-fev-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Relatório de ensino - a formação inicial de professores de sociologia um olhar entre escolas e universidade.pdf1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.