00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7711
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Souza, Jordânia de Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8223011528014481pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Júlio Cezar Gaudencio da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3980009343505300pt_BR
dc.contributor.referee2Florêncio, Maria Amélia Lemos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2903822103111030pt_BR
dc.creatorAraújo, Túlio Ismael Souza de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1292998338399902pt_BR
dc.date.accessioned2021-03-24T18:52:50Z-
dc.date.available2021-03-24-
dc.date.available2021-03-24T18:52:50Z-
dc.date.issued2020-02-20-
dc.identifier.citationARAÚJO, Túlio Ismael Souza de. Relatório de ensino a formação inicial de professores de sociologia: um olhar entre escolas e universidade. 2020. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) – Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7711-
dc.description.abstractThis Teaching Report aims to highlight and reflect on aspects of initial teacher training from Schools and University. For this, I take as a starting point the narrative that presents a scenario in which I actively work in the construction, that is, the reformulation of the Pedagogical Project of the Social Sciences degree course at the Social Sciences Institute (ICS) of the Federal University of Alagoas ( UFAL), over the years 2017 and 2018. At the same time, I highlight that there are still challenges to be overcome, especially with regard to teachers who train teachers in higher education. In the same way, I point to the importance of Institutional Programs for teacher training, from the perspective of my trajectory inserted in the Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID) and in the Pedagogical Residency Program (PRP), as opposed to bottlenecks and problems found in mandatory stages.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Alagoas - Instituto de Ciências Sociaispt_BR
dc.subjectDocência universitáriapt_BR
dc.subjectInitial teacher trainingpt_BR
dc.subjectInternshipspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.titleRelatório de ensino a formação inicial de professores de sociologia: um olhar entre escolas e universidadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste Relatório de Ensino tem por objetivo destacar e refletir sobre aspectos da formação inicial docente a partir de Escolas e Universidade. Para isso, tomo como ponto de partida a narrativa que apresenta um cenário no qual atuo ativamente na construção, qual seja, a reformulação do Projeto Pedagógico do Curso de licenciatura em Ciências Sociais do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), ao longo dos anos de 2017 e 2018. Ao mesmo tempo, destaco que ainda há desafios a serem superados, principalmente no que diz respeito aos professores e professoras que formam professores e professoras no Ensino Superior. No mesmo caminho, aponto para a importância dos Programas Institucionais para a formação docente, sob o olhar de minha trajetória inserido no Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e no Programa de Residência Pedagógica (PRP), em oposição aos gargalos e problemas encontrados nos estágios obrigatórios.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Relatório de ensino - a formação inicial de professores de sociologia um olhar entre escolas e universidade.pdf1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.