00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Correlação entre desempenho motor e acadêmico de escolares de uma escola pública municipal da cidade de Maceió, AL
Título(s) alternativo(s): Correlation between motor and academic performance of students at a municipal public school in the city of Maceió, AL
Autor(es): Santos, Israel Christian Alves dos
Primeiro Orientador: Toscano, Chrystiane Vasconcelos Andrade
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Santos, Gerfeson Mendonça dos
metadata.dc.contributor.referee1: Toscano, José Jean de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Moreira, Argenaz de Oliveira
Resumo: A infância e a adolescência representam as fases mais significativas nos processos de desenvolvimento no contexto global do ser humano, dado que, nestas fases acontecem um amplo desenvolvimento de movimentos motores e é o ponto de partida de toda a expansão do desenvolvimento cognitivo, influenciado, em parte, pelo desenvolvimento maturacional e pelo contexto ambiental. Objetivos do estudo: a) avaliar o desenvolvimento motor (DM) a partir da aplicação da bateria de testes de coordenação corporal para crianças Körperkoordinations-test für Kinder (KTK); b) verificar o desempenho acadêmico (DA), a partir da média final anual obtida através de boletim acadêmico, das disciplinas de língua portuguesa e matemática e c) identificar possíveis associações ou não entre o DM e DA. Foram feitas visitas a 3 escolas públicas municipais da cidade de Maceió, Alagoas, participantes do Programa Residência Pedagógica (RP) executado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Foi selecionada a escola campo com maior número de matrículas de escolares com idade de 6 a 14 anos e com melhores resultados no índice de desenvolvimento da educação básica em 2018 (IDEB). O processo de recolha de dados foi constituído em três fases: a) caracterização do grupo de escolares selecionados para estudo; b) aplicação do teste de desempenho motor KTK e verificação a partir dos boletins acadêmicos da média do DA e c) análise dos resultados. Participaram 101 escolares (n=44 masculino e 57 feminino), sendo 25 (24,7%) com idades entre 6-8 anos; 14 (13,8%) entre 9-12 anos e 62 (61,3%) com idade >13. Foram selecionados escolares dos segundos, quintos e nonos anos por serem esses submetidos a provas nacionais de avaliação do DA. A análise dos dados foi feita a partir da verificação da existência de associação significativa entre as variáveis DM em relação DA. Foi utilizado o tratamento estatístico por meio de software Stata 13.0, estatística descritiva com distribuição de frequência absoluta (n) e relativa (%), intervalo de confiança de 95% (IC95%), média, desvio padrão (DP), mínimo e máximo. Para comparar a média de escore do DM de acordo com os DA (notas de português, matemática e junção português/ matemática), foi utilizada a análise de variância (One-Way ANOVA), com a análise post-hoc utilizando o teste de Bonferroni (p<0.05) para identificar as diferenças entre grupos. A partir da aplicação do KTK, os resultados demonstraram que da amostra total de 101 escolares, 95 estão com alguma carência de coordenação, sendo: 55,4% (n=56) com perturbação coordenativa e 38,6% (n=39) com insuficiência coordenativa. Apenas 5,9% (n=6) tiveram coordenação normal. Para o DA em português a média foi de 8,4 ± 1,4 e 8,4 ± 1,5 para matemática. Em relação às comparações entre séries, o nono ano apresentou uma perturbação significativa de coordenação e o pior nível de coordenação normal em relação aos outros anos avaliados. Analisando o DA e associando ao DM nota-se que quanto maior a média acadêmica maior a média de coordenação motora, havendo neste caso associação. Mesmo nas médias intermediárias já há uma diferença significativa para o desempenho coordenativo. Quanto maior a nota maior a associação. A partir dos resultados pode-se concluir que há uma associação entre o DA, português e matemática, com DM. Escolares com notas intermediárias e escolares com as maiores notas possuem os melhores resultados no DM. Há uma associação entre DA médio e alto com DM.
Abstract: The infancy and adolescence represent the most significant periods in the development process of the human being in the global context, considering that it occurs in those periods a large development of the motor movements and it is the starting point of the all cognitive development growth. It is partially influenced by maturational development and environmental context. Objectives: a) To evaluate the motor development (MD) from the application of a series of tests of body coordination for children Körperkoordinations-test für Kinder (KTK); b) to verify the academic performance (AP) in Portuguese and Math subjects and C) To identify potential associations or not between MD and AP. Methods: It has been visited 3 public schools in Maceió – Alagoas which are part of the program Residência Pedagócica (RP) managed by the Federal University of Alagoas (UFAL). It has been selected the school field with the highest number of enrollments of schoolchildren aged 6 to 14 years and with better results in the basic education development index in 2018 (IDEB). The data collection process consisted of three phases: a) characterization of the selected schoolchildren for study; b) KTK motor performance test application and verification from the academic newsletters of the AP mean and c) analysis of the results. 101 schoolchildren participated (n=44 male and 57 female), 25 (24.7%) aged between 6-8 years; 14 (13.8%) between 9 and 12 years old and 62 (61.3%) aged >13. Were selected students of the second, fifth and ninth year for being subject to national test evaluation of the AP. Na analysis of the data was made based in the verification of the existence of significant association between MD variables in relation to AP. Treatment was used statistic using Stata 13.0 software, descriptive statistics with distribution of absolute (n) and relative (%) frequency, 95% confidence interval (95% CI), mean, deviation standard (DP), minimum and maximum. To compare the mean MD score according to the AP (Portuguese, math and Portuguese / math junction notes), the analysis was used of variance (One-Way ANOVA), with post-hoc analysis using the Bonferroni test (p < 0.05) to identify differences between groups. From the application of the KTK, results showed that of the total sample of 101 students, 95 are in need coordination, being: 55.4% (n = 56) with coordinative disorder and 38.6% (n = 39) with coordinative insufficiency. Only 5.9% (n = 6) had normal coordination. For the AP in Portuguese the average was 8.4 ± 1.4 and 8.4 ± 1.5 for mathematics. Regarding comparisons between series, the ninth year showed a significant coordination disturbance and the worst normal level of coordination in relation to the other years evaluated. Analyzing the AP and associating with the MD it is noted that the higher the academic average the greater the average of motor coordination, in which case there is an association. Even in intermediate averages there are already a significant difference for coordinative performance. The higher the note the higher the association. From the results it can be concluded that there is an association between the AP, Portuguese and mathematics, with MD. Schoolchildren with intermediate grades and schoolchildren with higher grades have the best results in the MD. There is an association between average AP and high with MD.
Palavras-chave: Desempenho motor
Desempenho acadêmico
Alunos
Motor performance
Academic achievement
School
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Educação Física
Citação: SANTOS, Israel Christian Alves dos. Correlação entre desempenho motor e acadêmico de escolares de uma escola pública municipal da cidade de Maceió, AL. 2020. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7706
Data do documento: 20-fev-2020
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