00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7634
Tipo: Dissertação
Título: Uma proposta híbrida de ensino para o estudo da função quadrática
Título(s) alternativo(s): A hybrid teaching proposal for the quadratic function study
Autor(es): Oliveira Júnior, Edson Monteiro de
Primeiro Orientador: Barros, Amauri da Silva
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Santos, Givaldo Oliveira dos
metadata.dc.contributor.referee1: Barros, José da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Willamys Cristiano Soares
Resumo: A tecnologia está cada dia mais presente no cotidiano da escola, seja nas mãos dos educandos ou como recurso adquirido pela escola, a fim de tornar os conteúdos mais atrativos, tornando o aprendizado mais fácil e estimulante. Com este trabalho busca-se modelar situações voltadas ao dia a dia, onde se empregam conceitos sobre funções quadráticas. Nesta perspectiva, a pesquisa tem como objetivo construir e aplicar uma sequência didática para o estudo das funções quadráticas, baseada no Ensino Híbrido, com a ajuda de recursos tecnológicos e materiais concretos. A sequência didática sobre funções quadráticas se desenvolverá na concepção do produto educacional deste trabalho, sendo útil a diversos professores de matemática ou áreas afins que queiram utilizar tal metodologia, mesmo que com outros assuntos. A pesquisa tem natureza qualitativa e exploratória, fazendo uso de uma metodologia híbrida, semipresencial, e das TIC’s, com a finalidade de melhorar a habilidade dos estudantes em uma transição entre o concreto e o abstrato, com problemas envolvendo gráficos e máximos e mínimos de funções quadráticas, mas sempre deixando os alunos em um lugar de protagonismo, pois é a base das metodologias ativas. O material desenvolvido foi aplicado a alunos voluntários de ensino médio e fundamental em cinco encontros presenciais, onde foram utilizados três questionários, o aplicativo Geogebra como auxílio, além de toda a pesquisa ser realizada aos moldes do Ensino Híbrido. Durante toda a aplicação da pesquisa pode-se perceber um ganho de aprendizado dos alunos sobre o conteúdo trabalhado, constatando-se a eficácia da aplicação do Ensino Híbrido. Detalhes que há possibilidade de passar despercebidos em um Ensino Tradicional, mas puderam ser evidenciados e bem mais explorados. Desta forma, tal pesquisa, motivará outros professores a utilizarem a metodologia híbrida em suas aulas.
Abstract: Technology is increasingly present in the daily life of the school, whether in the hands of students or as a resource acquired by the school, in order to make the contents more attractive, making learning easier and more stimulating. With this work, we seek to model everyday situations, where concepts about quadratic functions are used. In this perspective, the research aims to build and apply a didactic sequence for the study of quadratic functions, based on Blended Learning, with the help of technological resources and concrete materials. The didactic sequence on quadratic functions will be developed in the design of the educational product of this work, being useful to several mathematics teachers or related areas that want to use this methodology, even with other subjects. The research has a qualitative and exploratory nature., making use of a hybrid methodology, semi-presential teaching, and the ICT's, with the purpose of improving the students' ability in a transition between the concrete and the abstract, with problems involving graphics and maximum and minimum functions quadratic, but always leaving students in a leading role, as it is the basis of active methodologies. The developed material was applied to high school and elementary student volunteers in five face-to-face meetings, where three questionnaires were used, the Geogebra application as an aid, in addition to all the research being conducted along the lines of Blended Learning. Throughout the application of the research, it is possible to perceive a gain in students' learning about the content worked on, evidencing the effectiveness of the application of Blended Learning. Details that are possible to go unnoticed in a Traditional Teaching, but could be evidenced and much more explored. Thus, such research will motivate other teachers to use the hybrid methodology in their classes.
Palavras-chave: Ensino de matemática
Ensino híbrido
Metodologias ativas de aprendizagem
Geogebra (Software)
Mathematics teaching
Blended learning
Active learning methodologies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: OLIVEIRA JÚNIOR, Edson Monteiro de. Uma proposta híbrida de ensino para o estudo da função quadrática. 2020. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7634
Data do documento: 18-nov-2020
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma proposta híbrida de ensino para o estudo da função quadrática.pdf4.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.