06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7601
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A importância dos jogos e brincadeiras para o ensino-aprendizagem na educação infantil: estudo de caso na Escola Estadual Indígena Juvino Henrique da Silva
Autor(es): Silva, Sandicléia Santos
Primeiro Orientador: Pereira, Rodrigo
metadata.dc.contributor.referee1: Barbalho, José Ivamilson Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Noélia Rodrigues dos
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade apresentar um estudo de caso que analisa o papel dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento infantil da Escola Estadual Indígena Juvino Henrique da Silva, proporcionando, através deste, uma abordagem de pesquisa de campo, considerando a importância da ludicidade para aprendizagem dos pequenos. Foi desenvolvido um questionário com a elaboração de questões relacionadas a temática, sendo aplicada a duas professoras da educação infantil da Escola Indígena supracitada, localizada no município de Pariconha - AL. Tendo também a finalidade de identificar quais as concepções docentes sobre o uso de jogos e brincadeiras na prática da educação infantil. Partindo do seguinte questionamento: Qual a importância do uso de jogos e brincadeiras para a aprendizagem das crianças pequenas, principalmente no ensino infantil? Tendo, sobretudo em cada capítulo, o intuito de analisar a importância da ludicidade, da brincadeira e do jogo como forma de ensinar e aprender, o papel do professor diante desse processo, e os direitos de uma educação indígena diferenciada. O contexto e o desenvolvimento dessa temática foi elaborado tomando como base, fundamentações teóricas de autores e obras como: Almeida (2003); Arce (2002); Barbosa e Botelho (2008); Brasil (2007); Bueno (2010); Froebel (2001); Kishimoto (2006); Melo (2011); Moyles (2002,2006); PCN (2012); RCNEI(1998); Santos (2002).
Abstract: This paper aims to present a case study, with the purpose of analyzing the role of games and play for child development of the Juvino Henrique da Silva Indigenous State School, providing, through it, a field research approach, considering the importance of playfulness for the learning of the little ones. It was, however, developed a questionnaire with the elaboration of questions related to the theme, being applied to two teachers of the kindergarten above mentioned, located in Pariconha – AL. Also having the purpose of identifying which teachers' conceptions about their use in the practice of early childhood education. From the following question: How important is the use of games and play for the learning of Young children, especially in early childhood education? Having, especially in each chapter, the purpose of analyzing the importance of playfulness, play and play as a way of teaching and learning, the role of the teacher in this process, and the rights of a differentiated indigenous education. The context and development of this theme was elaborated based on theoretical foundations of authors and works such as: Almeida (2003); Arce (2002); Barbosa and Botelho (2008); Brazil (2007); Bueno (2010); Froebel (2001); Kishimoto (2006); Melo (2011); Moyles (2002, 2006); PCN (1997); RCNEI (1998);Santos (2002).
Palavras-chave: Educação infantil
Ensino e aprendizagem
Brincadeiras
Ludicidade
Jogos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: SILVA, Sandicléia Santos. A importância dos jogos e brincadeiras para o ensino-aprendizagem na educação infantil: estudo de caso na Escola Estadual Indígena Juvino Henrique da Silva. 2020. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7601
Data do documento: 19-fev-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.