06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7601
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pereira, Rodrigo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2632193407434077pt_BR
dc.contributor.referee1Barbalho, José Ivamilson Silva-
dc.contributor.referee2Santos, Noélia Rodrigues dos-
dc.creatorSilva, Sandicléia Santos-
dc.date.accessioned2021-02-22T11:11:07Z-
dc.date.available2021-02-22-
dc.date.available2021-02-22T11:11:07Z-
dc.date.issued2020-02-19-
dc.identifier.citationSILVA, Sandicléia Santos. A importância dos jogos e brincadeiras para o ensino-aprendizagem na educação infantil: estudo de caso na Escola Estadual Indígena Juvino Henrique da Silva. 2020. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7601-
dc.description.abstractThis paper aims to present a case study, with the purpose of analyzing the role of games and play for child development of the Juvino Henrique da Silva Indigenous State School, providing, through it, a field research approach, considering the importance of playfulness for the learning of the little ones. It was, however, developed a questionnaire with the elaboration of questions related to the theme, being applied to two teachers of the kindergarten above mentioned, located in Pariconha – AL. Also having the purpose of identifying which teachers' conceptions about their use in the practice of early childhood education. From the following question: How important is the use of games and play for the learning of Young children, especially in early childhood education? Having, especially in each chapter, the purpose of analyzing the importance of playfulness, play and play as a way of teaching and learning, the role of the teacher in this process, and the rights of a differentiated indigenous education. The context and development of this theme was elaborated based on theoretical foundations of authors and works such as: Almeida (2003); Arce (2002); Barbosa and Botelho (2008); Brazil (2007); Bueno (2010); Froebel (2001); Kishimoto (2006); Melo (2011); Moyles (2002, 2006); PCN (1997); RCNEI (1998);Santos (2002).pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAL - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleA importância dos jogos e brincadeiras para o ensino-aprendizagem na educação infantil: estudo de caso na Escola Estadual Indígena Juvino Henrique da Silvapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por finalidade apresentar um estudo de caso que analisa o papel dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento infantil da Escola Estadual Indígena Juvino Henrique da Silva, proporcionando, através deste, uma abordagem de pesquisa de campo, considerando a importância da ludicidade para aprendizagem dos pequenos. Foi desenvolvido um questionário com a elaboração de questões relacionadas a temática, sendo aplicada a duas professoras da educação infantil da Escola Indígena supracitada, localizada no município de Pariconha - AL. Tendo também a finalidade de identificar quais as concepções docentes sobre o uso de jogos e brincadeiras na prática da educação infantil. Partindo do seguinte questionamento: Qual a importância do uso de jogos e brincadeiras para a aprendizagem das crianças pequenas, principalmente no ensino infantil? Tendo, sobretudo em cada capítulo, o intuito de analisar a importância da ludicidade, da brincadeira e do jogo como forma de ensinar e aprender, o papel do professor diante desse processo, e os direitos de uma educação indígena diferenciada. O contexto e o desenvolvimento dessa temática foi elaborado tomando como base, fundamentações teóricas de autores e obras como: Almeida (2003); Arce (2002); Barbosa e Botelho (2008); Brasil (2007); Bueno (2010); Froebel (2001); Kishimoto (2006); Melo (2011); Moyles (2002,2006); PCN (2012); RCNEI(1998); Santos (2002).pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.