Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7591
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Crenças de professores no ensino de língua inglesa na educação básica: reflexos do fazer pedagógico |
Título(s) alternativo(s): | Beliefs of teachers in basic education: reflections in the english language teaching process |
Autor(es): | Silva, Fernanda Dória da |
Primeiro Orientador: | Makiyama, Simone |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cruz, Daniel Adelino Costa Oliveira da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pitombeira, Cátia Veneziano |
Resumo: | O presente estudo busca fazer uma reflexão acerca das crenças de professores de língua inglesa de uma escola pública no ensino médio no interior de Alagoas. Este trabalho, de natureza qualitativa, tem como base teórica os estudos de Barcelos (2006, 2012) e Makiyama (2013, 2015), e utilizou-se de observação de aulas e aplicação de questionário para o levantamento de dados. Os participantes deste estudo são três professores de inglês que atuam em uma escola pública, na cidade de Palmeira dos Índios, situada no interior de Alagoas. Os resultados deste estudo revelam quatro crenças mais recorrentes no que diz respeito ao ensino e aprendizagem de inglês, são elas que os alunos não tem interesse para aprender inglês, o ensino de inglês não é eficaz na escola, o bom professor de inglês precisa ter conhecimento lingüístico e metodológico e que o professor tem que ter um ensino flexível. Essas crenças negativas dos professores neste âmbito fazem com que eles perpetuem e reforcem a forma de se ensinar nesse espaço educacional. |
Abstract: | This study seeks to reflect on the beliefs of English-speaking teachers at a public high school in Alagoas. This qualitative work is based on the theoretical studies of Barcelos (2006, 2012) and Makiyama (2015), and adopts lesson observation and a questionnaire to survey are three English teachers who work in a public school in Palmeira dos Índios, a town located in the countryside of Alagoas. The results of this study reveal four most recurring beliefs related to English teaching and learning process, they are the ones that students have no interest in learning English, teaching English is not effective at school, the good English teacher needs to have linguistic and methodological knowledge and that the teacher has to have flexible teaching. These negative beliefs of teachers in this area make them perpetuate and reinforce the way of teaching in this educational space. |
Palavras-chave: | Discurso Ensino de língua inglesa Educação básica Crenças Discourse English teaching Basic education Beliefs |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Letras(Inglês) |
Citação: | SILVA, Fernanda Dória da. Crenças de professores no ensino de língua inglesa na educação básica: reflexos do fazer pedagógico. 2020. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Inglês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7591 |
Data do documento: | 29-fev-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Crenças de professores no ensino de língua inglesa na educação básica - reflexos no fazer pedagógico.pdf | 2.18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.