00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7591
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Makiyama, Simone-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9001144889171337pt_BR
dc.contributor.referee1Cruz, Daniel Adelino Costa Oliveira da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9738522066891266pt_BR
dc.contributor.referee2Pitombeira, Cátia Veneziano-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5795698668844195pt_BR
dc.creatorSilva, Fernanda Dória da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5193118695304632pt_BR
dc.date.accessioned2021-02-20T00:51:28Z-
dc.date.available2021-02-04-
dc.date.available2021-02-20T00:51:28Z-
dc.date.issued2020-02-29-
dc.identifier.citationSILVA, Fernanda Dória da. Crenças de professores no ensino de língua inglesa na educação básica: reflexos do fazer pedagógico. 2020. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Inglês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7591-
dc.description.abstractThis study seeks to reflect on the beliefs of English-speaking teachers at a public high school in Alagoas. This qualitative work is based on the theoretical studies of Barcelos (2006, 2012) and Makiyama (2015), and adopts lesson observation and a questionnaire to survey are three English teachers who work in a public school in Palmeira dos Índios, a town located in the countryside of Alagoas. The results of this study reveal four most recurring beliefs related to English teaching and learning process, they are the ones that students have no interest in learning English, teaching English is not effective at school, the good English teacher needs to have linguistic and methodological knowledge and that the teacher has to have flexible teaching. These negative beliefs of teachers in this area make them perpetuate and reinforce the way of teaching in this educational space.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Inglês)pt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectEnsino de língua inglesapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectCrençaspt_BR
dc.subjectDiscoursept_BR
dc.subjectEnglish teachingpt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectBeliefspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleCrenças de professores no ensino de língua inglesa na educação básica: reflexos do fazer pedagógicopt_BR
dc.title.alternativeBeliefs of teachers in basic education: reflections in the english language teaching processpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo busca fazer uma reflexão acerca das crenças de professores de língua inglesa de uma escola pública no ensino médio no interior de Alagoas. Este trabalho, de natureza qualitativa, tem como base teórica os estudos de Barcelos (2006, 2012) e Makiyama (2013, 2015), e utilizou-se de observação de aulas e aplicação de questionário para o levantamento de dados. Os participantes deste estudo são três professores de inglês que atuam em uma escola pública, na cidade de Palmeira dos Índios, situada no interior de Alagoas. Os resultados deste estudo revelam quatro crenças mais recorrentes no que diz respeito ao ensino e aprendizagem de inglês, são elas que os alunos não tem interesse para aprender inglês, o ensino de inglês não é eficaz na escola, o bom professor de inglês precisa ter conhecimento lingüístico e metodológico e que o professor tem que ter um ensino flexível. Essas crenças negativas dos professores neste âmbito fazem com que eles perpetuem e reforcem a forma de se ensinar nesse espaço educacional.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Crenças de professores no ensino de língua inglesa na educação básica - reflexos no fazer pedagógico.pdf2.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.