00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - BIBLIOTECONOMIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7588
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Comunicação científica na web social: desempenho dos docentes de biblioteconomia da região nordeste no researchgate
Título(s) alternativo(s): Scientific communication on the social web: performance of librarianship teachers in the northeast region on researchgate
Autor(es): Melo, Janyelle Mayara Bento de
Primeiro Orientador: Araujo, Ronaldo Ferreira de
metadata.dc.contributor.referee1: Andrade, Robéria de Lourdes de Vasconcelos
metadata.dc.contributor.referee2: Prado, Marcos Aparecido Rodrigues do
Resumo: As mídias sociais estão cada vez mais presentes no cotidiano da sociedade em geral. A divulgação e comunicação da ciência, também sofrem alterações significativas com o surgimento de mídias sociais e interações. Nesse contexto, novas formas de avaliação da ciência tem sido propostas, além das métricas tradicionais, através de citações e/ ou realizadas por pares. Dessa forma as Métricas em Nível de Autor são representadas por indicadores relacionados às interações que os autores fazem e recebem a partir de seus perfis em ambientes digitais. Essa pesquisa objetiva investigar o desempenho dos docentes dos cursos de Biblioteconomia na região Nordeste na rede social acadêmica ResearchGate. Nesse estudo cibermétrico e cientométrico, foram buscados perfis de 193 docentes de Biblioteconomia da região nordeste, onde 63 possuem perfil na mídia social acadêmica ResearchGate e a partir de lista de métricas alternativas sugeridas por Orduña-Malea, Martín-Martín, Delgado-López-Cózar (2016) identificaram-se as métricas de publicação, métricas de citação, métricas de avaliação e uso, métricas de conectividade social e métricas compostas em cada um dos perfis. No levantamento realizado foi possível perceber um número ainda tímido de uso da rede social acadêmica ResearchGate pelos docentes dos cursos de Biblioteconomia da Região Nordeste, correspondendo a apenas 33% dos docentes pesquisados.
Abstract: Social media are increasingly present in the daily life of society in general. The dissemination and communication of science, also undergoes significant changes with the emergence of social media and interactions. In this context, new forms of science assessment have been proposed, in addition to traditional metrics, through citations and / or carried out by peers. Thus, the Metrics at Author Level are represented by indicators related to the interactions that the authors make and receive from their profiles in digital environments. This research aims to investigate the performance of professors of Library Science courses in the Northeast region in the academic social network ResearchGate. In this cybermetric and scientometric study, profiles of 193 Librarianship teachers from the northeast region were searched, where 63 have a profile on the academic social media ResearchGate and from a list of alternative metrics suggested by Orduña-Malea, Martín-Martín, Delgado-López-Cózar (2016) identified the metrics of publication, metrics of citation, metrics of evaluation and use, metrics of social connectivity and metrics composed in each of the profiles. In the survey carried out it was possible to perceive a still timid number of use of the academic social network ResearchGate by the teachers of the Library Science courses in the Northeast Region, corresponding to only 33% of the teachers surveyed.
Palavras-chave: Comunicação científica
Estudos métricos da informação
Rede social acadêmica
ResearchGate
AlMetrics
Scientific communication
Metric information studies
Academic social media
ResearchGate
ALMetrics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Biblioteconomia
Citação: MELO, Janyelle Mayara Bento de. Comunicação cientifica na web social: desempenho dos docentes de Biblioteconomia da região nordeste no Researchgate. 2020. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Curso de Biblioteconomia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7588
Data do documento: 17-dez-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - BIBLIOTECONOMIA - ICHCA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.