00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7556
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O uso da “Horta na escola” e ensino por investigação como ferramenta de ensino e aprendizagem em bioquímica / química de alimentos
Título(s) alternativo(s): The use of the “Horta na escola” and teaching by research as a teaching and learning tool in biochemistry / food chemistry
Autor(es): Queiroz, Maiara Ingrid Cavalcante
Primeiro Orientador: Leite, Ana Catarina Rezende
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Mendonça, André Gustavo Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee1: Paula, Francine Santos de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Monique Gabriella Angelo da
Resumo: O trabalho exposto tem por objetivo analisar a inserção do uso da horta no âmbito escolar aliado ao ensino por investigação como ferramentas pedagógicas para o processo de ensino-aprendizagem, incorporando a participação ativa dos educandos para assimilação dos conceitos essenciais de bioquímica e química de alimentos – os aminoácidos, proteínas, carboidratos, lipídeos, vitaminas, minerais, além de sua utilidade no âmbito social, ambiental e econômico. A horta na escola proporciona estudos, pesquisas, debates e atividades sobre as questões ambientais, alimentar e nutricional, estimulando ainda, um trabalho pedagógico dinâmico, participativo e prazeroso, o que favorece e estimula o interesse dos educandos pelo conhecimento químico. Desta forma, elaborou-se uma proposta didática considerando as necessidades inerentes da turma e as particularidades individuais dos educandos de Ensino Médio da instituição pública Escola Estadual Professora Irene Garrido. Utilizando-se de um questionário com aplicação de pré e pós-teste (fase 1 e fase 2), foi possível verificar uma diferença considerável nas respostas. O pré e pós-teste, mostraram uma melhora sobre o conhecimento, provêm da metodologia inovadora aplicada, com melhoria superior a 95%, analisado pelo teste pareado e não pareado. O qual, permitiu observar os desafios da utilização da metodologia como proposta no ensino de química, bem como a sua importância no desenvolvimento de habilidades e competências cognitivas e interacionais, na capacidade de comunicação e socialização dos discentes baseados na ferramenta de ensino-aprendizagem.
Abstract: The exposed work aims to analyze the insertion of the use of the vegetable garden in the school environment combined with teaching by investigation as pedagogical tools for the teaching-learning process, incorporating the active participation of students to assimilate the essential concepts of biochemistry and food chemistry - amino acids, proteins, carbohydrates, lipids, vitamins, minerals, as well as their usefulness in the social, environmental and economic spheres. The school garden provides studies, research, debates and activities on environmental, food and nutritional issues, while also stimulating a dynamic, participatory and enjoyable educational work, which favors and stimulates the interest of students in chemical knowledge. Thus, a didactic proposal was elaborated considering the inherent needs of the class and the individual particularities of high school students from the public institution Escola Estadual Professor Irene Garrido. Using a questionnaire with application of pre and post-test (phase 1 and phase 2), it was possible to verify a considerable difference in the responses. The pre and post-tests showed an improvement on knowledge, come from the applied innovative methodology, with an improvement of more than 95%, analyzed by the paired and unpaired test. Which, allowed to observe the challenges of using the methodology as proposed in the teaching of chemistry, as well as its importance in the development of cognitive and interactional skills and competences, in the communication and socialization capacity of students based on the teaching-learning tool.
Palavras-chave: Horta escolar
Ensino por investigação
Bioquímica
Química de alimentos
Garden at school
Teaching by research
Biochemistry
Food chemistry
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Química
Citação: QUEIROZ, Maiara Ingrid Cavalcante. O uso da “Horta na escola” e ensino por investigação como ferramenta de ensino e aprendizagem em bioquímica / química de alimentos. 2020. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7556
Data do documento: 28-ago-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.