Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7512
Tipo: | Dissertação |
Título: | Sistemas de equações lineares na Base Nacional Comum Curricular: uma proposta de ensino |
Título(s) alternativo(s): | Systems of linear equations in the national common curricular base: a teaching proposal |
Autor(es): | Lima, José Cláudio Tomé de |
Primeiro Orientador: | Santos, Viviane de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Guerra, Ediel Azevedo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Marcelo Câmera dos |
Resumo: | O presente trabalho teve o propósito de entender a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) voltada para o ensino médio. Para isso, é necessário fazer apontamentos sobre como o conteúdo de equações lineares está previsto nela, bem como a maneira que os livros didáticos expõem tal conteúdo. Inicialmente, buscou se uma análise das competências e habilidades específicas de matemática, enfatizando a habilidade relacionada com sistemas de equações lineares. Posteriormente, foi apresentado o resultado de uma pesquisa realizada com professores da 4ª Gerência Regional de Educação focalizado na BNCC. Além disso, foi realizada uma sequência didática com alunos de duas turmas das 2ª séries do ensino médio da Escola Estadual Monsenhor Machado localizada no município de Viçosa-AL, visando à aprendizagem da habilidade EM13MAT301, que tem como propósito o estudo de equações lineares. |
Abstract: | The present work had the purpose of understanding the National Common Curricular Base (BNCC) focused on high school. For this, it is necessary to make notes on how the content of linear equations is provided for in it, as well as the way that textbooks expose such content. Initially, an analysis of specific math skills and abilities was sought, emphasizing the skill related to systems of linear equations. Subsequently, the result of a survey conducted with teachers from the 4th Regional Management of Education focused on BNCC was presented. In addition, a didactic sequence was carried out with students from two classes of the 2nd year of high school at the Monsenhor Machado State School located in the municipality of Viçosa-AL, aiming at learning the EM13MAT301 skill, which aims to study linear equations. |
Palavras-chave: | Base Nacional Comum Curriculares Equações lineares Sequências didáticas Álgebra linear BNCC Linear algebra Didactic sequences Linear equations |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT |
Citação: | LIMA, José Cláudio Tomé de. Sistemas de equações lineares na Base Nacional Comum Curricular: uma proposta de ensino. 2019. 81 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7512 |
Data do documento: | 13-dez-2019 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sistemas de equações lineares na Base Nacional Comum Curricular_ uma proposta de ensino.pdf | 3.45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.