00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7512
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Viviane de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7168613854793428pt_BR
dc.contributor.referee1Guerra, Ediel Azevedo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0278809014425200pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Marcelo Câmera dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4785455419210090pt_BR
dc.creatorLima, José Cláudio Tomé de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7447424104008483pt_BR
dc.date.accessioned2021-02-01T13:23:28Z-
dc.date.available2021-01-30-
dc.date.available2021-02-01T13:23:28Z-
dc.date.issued2019-12-13-
dc.identifier.citationLIMA, José Cláudio Tomé de. Sistemas de equações lineares na Base Nacional Comum Curricular: uma proposta de ensino. 2019. 81 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7512-
dc.description.abstractThe present work had the purpose of understanding the National Common Curricular Base (BNCC) focused on high school. For this, it is necessary to make notes on how the content of linear equations is provided for in it, as well as the way that textbooks expose such content. Initially, an analysis of specific math skills and abilities was sought, emphasizing the skill related to systems of linear equations. Subsequently, the result of a survey conducted with teachers from the 4th Regional Management of Education focused on BNCC was presented. In addition, a didactic sequence was carried out with students from two classes of the 2nd year of high school at the Monsenhor Machado State School located in the municipality of Viçosa-AL, aiming at learning the EM13MAT301 skill, which aims to study linear equations.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularespt_BR
dc.subjectEquações linearespt_BR
dc.subjectSequências didáticaspt_BR
dc.subjectÁlgebra linearpt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectLinear algebrapt_BR
dc.subjectDidactic sequencespt_BR
dc.subjectLinear equationspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleSistemas de equações lineares na Base Nacional Comum Curricular: uma proposta de ensinopt_BR
dc.title.alternativeSystems of linear equations in the national common curricular base: a teaching proposalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve o propósito de entender a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) voltada para o ensino médio. Para isso, é necessário fazer apontamentos sobre como o conteúdo de equações lineares está previsto nela, bem como a maneira que os livros didáticos expõem tal conteúdo. Inicialmente, buscou se uma análise das competências e habilidades específicas de matemática, enfatizando a habilidade relacionada com sistemas de equações lineares. Posteriormente, foi apresentado o resultado de uma pesquisa realizada com professores da 4ª Gerência Regional de Educação focalizado na BNCC. Além disso, foi realizada uma sequência didática com alunos de duas turmas das 2ª séries do ensino médio da Escola Estadual Monsenhor Machado localizada no município de Viçosa-AL, visando à aprendizagem da habilidade EM13MAT301, que tem como propósito o estudo de equações lineares.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sistemas de equações lineares na Base Nacional Comum Curricular_ uma proposta de ensino.pdf3.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.