00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7493
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A educação infantil como lugar onde a imagem fala: o encontro dos pré-leitores com textos imagéticos
Autor(es): Lima, Edneide Maria de
Primeiro Orientador: Guerra, Maria José
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Meiriane Ferreira Bezerra
metadata.dc.contributor.referee2: Rocha, Idnelma Lima da
Resumo: O presente trabalho estuda a importância da leitura de imagens e como as crianças pequenas aprendem a recontar as histórias a partir dos desenhos contidos nos livros infantis. O trabalho está de acordo com a Base Nacional Comum Curricular-BNCC (2008) que dá destaque, às experiências com a leitura de histórias que favoreçam aprendizagens relacionadas à leitura, ao comportamento leitor, à imaginação e à representação. O referido trabalho foi desenvolvido no ano de 2014 vivenciando e pesquisando minha prática docente em uma turma de crianças pequenas na Vila Capim, área rural da cidade de Arapiraca/AL. Metodologicamente, caminha e aporta-se sob as bases da pesquisa-ação e teve como instrumentos de coleta, os registros escritos e fotográficos de uma prática vivenciada com o uso do texto com imagens. Sustenta-se nos estudos de autores como Coelho (2010), Abramovich (1997), Kefalás (2010), Kramer (1987), (2013), Santaella (2012), Thiollent (2009) entre outros. Após a realização da pesquisa foi possível perceber que escolher, criar e oportunizar os caminhos que melhor desenvolvam nas crianças pequenas relações de conhecimento, de reconto, releituras e de performances é, sem dúvida, a proposta maior da leitura de imagem.
Abstract: TCC - Graduação - ARTIGO
Palavras-chave: Leitura de imagens
Crianças pequenas
Reconto
Educação infantil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia Ensino a Distância
Citação: LIMA, Edneide Maria de. A educação infantil como lugar onde a imagem fala: o encontro dos pré-leitores com textos imagéticos. 2020. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7493
Data do documento: 2-out-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A educação infantil como lugar onde a imagem fala - o encontro dos pré-leitores com textos imagéticos.pdf564.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.