Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7493
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A educação infantil como lugar onde a imagem fala: o encontro dos pré-leitores com textos imagéticos |
Autor(es): | Lima, Edneide Maria de |
Primeiro Orientador: | Guerra, Maria José |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Meiriane Ferreira Bezerra |
metadata.dc.contributor.referee2: | Rocha, Idnelma Lima da |
Resumo: | O presente trabalho estuda a importância da leitura de imagens e como as crianças pequenas aprendem a recontar as histórias a partir dos desenhos contidos nos livros infantis. O trabalho está de acordo com a Base Nacional Comum Curricular-BNCC (2008) que dá destaque, às experiências com a leitura de histórias que favoreçam aprendizagens relacionadas à leitura, ao comportamento leitor, à imaginação e à representação. O referido trabalho foi desenvolvido no ano de 2014 vivenciando e pesquisando minha prática docente em uma turma de crianças pequenas na Vila Capim, área rural da cidade de Arapiraca/AL. Metodologicamente, caminha e aporta-se sob as bases da pesquisa-ação e teve como instrumentos de coleta, os registros escritos e fotográficos de uma prática vivenciada com o uso do texto com imagens. Sustenta-se nos estudos de autores como Coelho (2010), Abramovich (1997), Kefalás (2010), Kramer (1987), (2013), Santaella (2012), Thiollent (2009) entre outros. Após a realização da pesquisa foi possível perceber que escolher, criar e oportunizar os caminhos que melhor desenvolvam nas crianças pequenas relações de conhecimento, de reconto, releituras e de performances é, sem dúvida, a proposta maior da leitura de imagem. |
Abstract: | TCC - Graduação - ARTIGO |
Palavras-chave: | Leitura de imagens Crianças pequenas Reconto Educação infantil |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia Ensino a Distância |
Citação: | LIMA, Edneide Maria de. A educação infantil como lugar onde a imagem fala: o encontro dos pré-leitores com textos imagéticos. 2020. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7493 |
Data do documento: | 2-out-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A educação infantil como lugar onde a imagem fala - o encontro dos pré-leitores com textos imagéticos.pdf | 564.11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.