Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7493
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Guerra, Maria José | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1797221822365245 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Meiriane Ferreira Bezerra | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4565751000822085 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rocha, Idnelma Lima da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4992688788536517 | pt_BR |
dc.creator | Lima, Edneide Maria de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5557333503105889 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-01-27T18:37:10Z | - |
dc.date.available | 2021-01-27 | - |
dc.date.available | 2021-01-27T18:37:10Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-02 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Edneide Maria de. A educação infantil como lugar onde a imagem fala: o encontro dos pré-leitores com textos imagéticos. 2020. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7493 | - |
dc.description.abstract | TCC - Graduação - ARTIGO | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia Ensino a Distância | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Leitura de imagens | pt_BR |
dc.subject | Crianças pequenas | pt_BR |
dc.subject | Reconto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR | pt_BR |
dc.title | A educação infantil como lugar onde a imagem fala: o encontro dos pré-leitores com textos imagéticos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho estuda a importância da leitura de imagens e como as crianças pequenas aprendem a recontar as histórias a partir dos desenhos contidos nos livros infantis. O trabalho está de acordo com a Base Nacional Comum Curricular-BNCC (2008) que dá destaque, às experiências com a leitura de histórias que favoreçam aprendizagens relacionadas à leitura, ao comportamento leitor, à imaginação e à representação. O referido trabalho foi desenvolvido no ano de 2014 vivenciando e pesquisando minha prática docente em uma turma de crianças pequenas na Vila Capim, área rural da cidade de Arapiraca/AL. Metodologicamente, caminha e aporta-se sob as bases da pesquisa-ação e teve como instrumentos de coleta, os registros escritos e fotográficos de uma prática vivenciada com o uso do texto com imagens. Sustenta-se nos estudos de autores como Coelho (2010), Abramovich (1997), Kefalás (2010), Kramer (1987), (2013), Santaella (2012), Thiollent (2009) entre outros. Após a realização da pesquisa foi possível perceber que escolher, criar e oportunizar os caminhos que melhor desenvolvam nas crianças pequenas relações de conhecimento, de reconto, releituras e de performances é, sem dúvida, a proposta maior da leitura de imagem. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A educação infantil como lugar onde a imagem fala - o encontro dos pré-leitores com textos imagéticos.pdf | 564.11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.