00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7493
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Guerra, Maria José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1797221822365245pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Meiriane Ferreira Bezerra-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4565751000822085pt_BR
dc.contributor.referee2Rocha, Idnelma Lima da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4992688788536517pt_BR
dc.creatorLima, Edneide Maria de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5557333503105889pt_BR
dc.date.accessioned2021-01-27T18:37:10Z-
dc.date.available2021-01-27-
dc.date.available2021-01-27T18:37:10Z-
dc.date.issued2020-10-02-
dc.identifier.citationLIMA, Edneide Maria de. A educação infantil como lugar onde a imagem fala: o encontro dos pré-leitores com textos imagéticos. 2020. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7493-
dc.description.abstractTCC - Graduação - ARTIGOpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia Ensino a Distânciapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeitura de imagenspt_BR
dc.subjectCrianças pequenaspt_BR
dc.subjectRecontopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARpt_BR
dc.titleA educação infantil como lugar onde a imagem fala: o encontro dos pré-leitores com textos imagéticospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho estuda a importância da leitura de imagens e como as crianças pequenas aprendem a recontar as histórias a partir dos desenhos contidos nos livros infantis. O trabalho está de acordo com a Base Nacional Comum Curricular-BNCC (2008) que dá destaque, às experiências com a leitura de histórias que favoreçam aprendizagens relacionadas à leitura, ao comportamento leitor, à imaginação e à representação. O referido trabalho foi desenvolvido no ano de 2014 vivenciando e pesquisando minha prática docente em uma turma de crianças pequenas na Vila Capim, área rural da cidade de Arapiraca/AL. Metodologicamente, caminha e aporta-se sob as bases da pesquisa-ação e teve como instrumentos de coleta, os registros escritos e fotográficos de uma prática vivenciada com o uso do texto com imagens. Sustenta-se nos estudos de autores como Coelho (2010), Abramovich (1997), Kefalás (2010), Kramer (1987), (2013), Santaella (2012), Thiollent (2009) entre outros. Após a realização da pesquisa foi possível perceber que escolher, criar e oportunizar os caminhos que melhor desenvolvam nas crianças pequenas relações de conhecimento, de reconto, releituras e de performances é, sem dúvida, a proposta maior da leitura de imagem.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A educação infantil como lugar onde a imagem fala - o encontro dos pré-leitores com textos imagéticos.pdf564.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.