Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7414
Tipo: | Especialização |
Título: | Tecnologias digitais na prática pedagógica dos professores da escola do campo: desafios e possibilidades na inclusão das pessoas com deficiência |
Autor(es): | Leite, Tamires de Campos |
Primeiro Orientador: | Deus, Adriane de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Fortes, Maria Dolores Alves |
metadata.dc.contributor.referee2: | Barros, Abdizia Maria Alves |
metadata.dc.contributor.referee3: | Freitas, Maria Auxiliadora Silva |
Resumo: | Este artigo objetiva analisar se os professores do ensino fundamental dos anos iniciais das escolas do campo do município de União dos Palmares/AL têm acesso e usa as TDIC de forma transdisciplinar para inclusão dos alunos com deficiências. Para o desenvolvimento desse estudo foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário aplicado aos professores do ensino fundamental dos anos iniciais de 9 escolas do campo de União dos Palmares. O referido questionário foi elaborado utilizando a ferramenta do formulário docs e, a divulgação para os professores foi realizada pelo whatsapp e e-mail. A análise dos dados ocorreu com base em quatro categorias a partir do referencial teórico: 1) Acesso e uso das TDIC pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental das escolas do campo; 2) a utilização das TDIC pelos professores para inclusão de alunos com deficiência; 3) a contribuição das TDIC para o processo de ensino e de aprendizagem inclusivo e transdisciplinar; e 4) os desafios de utilização das TDIC pelos professores nas escolas do campo. Como resultado desse trabalho sobre a ótica utilizada, concluímos que pensar a educação do campo com acesso as TDIC buscando proporcionar a inclusão, esbarra nas dificuldades e incertezas. Devido à complexidade existente em torno da efetivação da proposta da educação do campo e da inclusão, assim, como do acesso e uso das TDIC, pela população historicamente excluída (os pretos, os pobres, pessoas com deficientes, as mulheres, os homossexuais, os indígenas, os camponeses etc.), nas escolas. |
Palavras-chave: | Educação do campo Transdisciplinaridade Práticas pedagógicas Tecnologias digitais |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Especialização em Estratégias Didáticas para Educação Básica com uso das TIC |
Citação: | LEITE, Tamires de Campos. Tecnologias digitais na prática pedagógica dos professores da escola do campo: desafios e possibilidades na inclusão das pessoas com deficiência. 2020. 23 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação ) – Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação , Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7414 |
Data do documento: | 21-mar-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tecnologias digitais na prática pedagógica dos professores da Escola do Campo - desafios e possibilidades na inclusão das pessoas com deficiência.pdf | 334.01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.