00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7414
Tipo: Especialização
Título: Tecnologias digitais na prática pedagógica dos professores da escola do campo: desafios e possibilidades na inclusão das pessoas com deficiência
Autor(es): Leite, Tamires de Campos
Primeiro Orientador: Deus, Adriane de
metadata.dc.contributor.referee1: Fortes, Maria Dolores Alves
metadata.dc.contributor.referee2: Barros, Abdizia Maria Alves
metadata.dc.contributor.referee3: Freitas, Maria Auxiliadora Silva
Resumo: Este artigo objetiva analisar se os professores do ensino fundamental dos anos iniciais das escolas do campo do município de União dos Palmares/AL têm acesso e usa as TDIC de forma transdisciplinar para inclusão dos alunos com deficiências. Para o desenvolvimento desse estudo foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário aplicado aos professores do ensino fundamental dos anos iniciais de 9 escolas do campo de União dos Palmares. O referido questionário foi elaborado utilizando a ferramenta do formulário docs e, a divulgação para os professores foi realizada pelo whatsapp e e-mail. A análise dos dados ocorreu com base em quatro categorias a partir do referencial teórico: 1) Acesso e uso das TDIC pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental das escolas do campo; 2) a utilização das TDIC pelos professores para inclusão de alunos com deficiência; 3) a contribuição das TDIC para o processo de ensino e de aprendizagem inclusivo e transdisciplinar; e 4) os desafios de utilização das TDIC pelos professores nas escolas do campo. Como resultado desse trabalho sobre a ótica utilizada, concluímos que pensar a educação do campo com acesso as TDIC buscando proporcionar a inclusão, esbarra nas dificuldades e incertezas. Devido à complexidade existente em torno da efetivação da proposta da educação do campo e da inclusão, assim, como do acesso e uso das TDIC, pela população historicamente excluída (os pretos, os pobres, pessoas com deficientes, as mulheres, os homossexuais, os indígenas, os camponeses etc.), nas escolas.
Palavras-chave: Educação do campo
Transdisciplinaridade
Práticas pedagógicas
Tecnologias digitais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Especialização em Estratégias Didáticas para Educação Básica com uso das TIC
Citação: LEITE, Tamires de Campos. Tecnologias digitais na prática pedagógica dos professores da escola do campo: desafios e possibilidades na inclusão das pessoas com deficiência. 2020. 23 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação ) – Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação , Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7414
Data do documento: 21-mar-2020
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.