00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7414
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Deus, Adriane de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8258479671185513pt_BR
dc.contributor.referee1Fortes, Maria Dolores Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4130544132802418pt_BR
dc.contributor.referee2Barros, Abdizia Maria Alves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8978186925444582pt_BR
dc.contributor.referee3Freitas, Maria Auxiliadora Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7605354687169566pt_BR
dc.creatorLeite, Tamires de Campos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0062723810203682pt_BR
dc.date.accessioned2021-01-12T15:23:00Z-
dc.date.available2021-01-11-
dc.date.available2021-01-12T15:23:00Z-
dc.date.issued2020-03-21-
dc.identifier.citationLEITE, Tamires de Campos. Tecnologias digitais na prática pedagógica dos professores da escola do campo: desafios e possibilidades na inclusão das pessoas com deficiência. 2020. 23 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação ) – Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação , Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7414-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Especialização em Estratégias Didáticas para Educação Básica com uso das TICpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectTransdisciplinaridadept_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleTecnologias digitais na prática pedagógica dos professores da escola do campo: desafios e possibilidades na inclusão das pessoas com deficiênciapt_BR
dc.typeEspecializaçãopt_BR
dc.description.resumoEste artigo objetiva analisar se os professores do ensino fundamental dos anos iniciais das escolas do campo do município de União dos Palmares/AL têm acesso e usa as TDIC de forma transdisciplinar para inclusão dos alunos com deficiências. Para o desenvolvimento desse estudo foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário aplicado aos professores do ensino fundamental dos anos iniciais de 9 escolas do campo de União dos Palmares. O referido questionário foi elaborado utilizando a ferramenta do formulário docs e, a divulgação para os professores foi realizada pelo whatsapp e e-mail. A análise dos dados ocorreu com base em quatro categorias a partir do referencial teórico: 1) Acesso e uso das TDIC pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental das escolas do campo; 2) a utilização das TDIC pelos professores para inclusão de alunos com deficiência; 3) a contribuição das TDIC para o processo de ensino e de aprendizagem inclusivo e transdisciplinar; e 4) os desafios de utilização das TDIC pelos professores nas escolas do campo. Como resultado desse trabalho sobre a ótica utilizada, concluímos que pensar a educação do campo com acesso as TDIC buscando proporcionar a inclusão, esbarra nas dificuldades e incertezas. Devido à complexidade existente em torno da efetivação da proposta da educação do campo e da inclusão, assim, como do acesso e uso das TDIC, pela população historicamente excluída (os pretos, os pobres, pessoas com deficientes, as mulheres, os homossexuais, os indígenas, os camponeses etc.), nas escolas.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.