00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM FILOSOFIA E EDUCAÇÃO - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7228
Tipo: Especialização
Título: Uma possibilidade para a ação de educar: a emancipação intelectual em Jacques Rancière
Título(s) alternativo(s): A possibility for the action of education: the intellectual emancipation in Jacques Ranciére
Autor(es): Gonçalves, Sidney César Dias
Primeiro Orientador: Silva, José Vicente Medeiros da
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Walter Matias
metadata.dc.contributor.referee2: Cahet, Henrique José Praxedes
Resumo: Este trabalho tem como objetivo abordar a educação a partir do conceito de emancipação intelectual em Jacques Rancière como uma possibilidade para a ação de educar. No decorrer do artigo são expostos conceitos que buscam fundamentar esta emancipação intelectual como uma possibilidade para uma educação que está para além das instituições educacionais. Ao por em discussão o modelo de educação baseada na explicação do mestre e o modelo baseado no desenvolvimento de raciocínios próprios do indivíduo que ignora como forma para a sua própria compreensão dos conteúdos, a presente pesquisa busca demonstrar que é possível uma superação do modelo de educação reprodutora e limitadora por uma que torne o indivíduo responsável pelo seu próprio desenvolvimento e formação. O artigo está estruturado em cinco tópicos baseados a partir da obra O mestre ignorante (2015) de Jacques Rancière e que se revelam ao longo dela como verdadeiras lições para uma emancipação intelectual.
Abstract: This work aims to approach education from the concept of intellectual emancipation in Jacques Rancière as a possibility for the action of educating. Throughout the article are exposed concepts that seek to support this intellectual emancipation as a possibility for an education that is beyond educational institutions. By discussing the model of education based on the teacher's explanation and the model based on the development of the individual's own reasoning that he ignores as a way for his own understanding of the contents, this research seeks to demonstrate that it is possible to overcome the model of education reproductive and limiting by one that makes the individual responsible for their own development and training. The article is structured in five topics based on Jacques Rancière's The Ignorant Master (2015) and which are revealed throughout it as true lessons for an intellectual emancipation.
Palavras-chave: Educação
Rancière, Jacques
Emancipação
Filosofia
Pedagogia
Ensino
Education
Emancipation
Philosophy
Pedagogy
Teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Especialização “Lato Sensu” em Filosofia e Educação
Citação: GONÇALVES, Sidney César Dias. Uma possibilidade para a ação de educar: a emancipação intelectual em Jacques Rancière. 2020. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Filosofia e Educação) – Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Filosofia e Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7228
Data do documento: 20-nov-2017
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