00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM FILOSOFIA E EDUCAÇÃO - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, José Vicente Medeiros da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5437241483951235pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Walter Matias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0941145152986197pt_BR
dc.contributor.referee2Cahet, Henrique José Praxedes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6408872549547274pt_BR
dc.creatorGonçalves, Sidney César Dias-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5765640843927901pt_BR
dc.date.accessioned2020-10-09T01:37:36Z-
dc.date.available2020-10-08-
dc.date.available2020-10-09T01:37:36Z-
dc.date.issued2017-11-20-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Sidney César Dias. Uma possibilidade para a ação de educar: a emancipação intelectual em Jacques Rancière. 2020. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Filosofia e Educação) – Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Filosofia e Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7228-
dc.description.abstractThis work aims to approach education from the concept of intellectual emancipation in Jacques Rancière as a possibility for the action of educating. Throughout the article are exposed concepts that seek to support this intellectual emancipation as a possibility for an education that is beyond educational institutions. By discussing the model of education based on the teacher's explanation and the model based on the development of the individual's own reasoning that he ignores as a way for his own understanding of the contents, this research seeks to demonstrate that it is possible to overcome the model of education reproductive and limiting by one that makes the individual responsible for their own development and training. The article is structured in five topics based on Jacques Rancière's The Ignorant Master (2015) and which are revealed throughout it as true lessons for an intellectual emancipation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Especialização “Lato Sensu” em Filosofia e Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectRancière, Jacquespt_BR
dc.subjectEmancipaçãopt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectEmancipationpt_BR
dc.subjectPhilosophypt_BR
dc.subjectPedagogypt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.titleUma possibilidade para a ação de educar: a emancipação intelectual em Jacques Rancièrept_BR
dc.title.alternativeA possibility for the action of education: the intellectual emancipation in Jacques Ranciérept_BR
dc.typeEspecializaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo abordar a educação a partir do conceito de emancipação intelectual em Jacques Rancière como uma possibilidade para a ação de educar. No decorrer do artigo são expostos conceitos que buscam fundamentar esta emancipação intelectual como uma possibilidade para uma educação que está para além das instituições educacionais. Ao por em discussão o modelo de educação baseada na explicação do mestre e o modelo baseado no desenvolvimento de raciocínios próprios do indivíduo que ignora como forma para a sua própria compreensão dos conteúdos, a presente pesquisa busca demonstrar que é possível uma superação do modelo de educação reprodutora e limitadora por uma que torne o indivíduo responsável pelo seu próprio desenvolvimento e formação. O artigo está estruturado em cinco tópicos baseados a partir da obra O mestre ignorante (2015) de Jacques Rancière e que se revelam ao longo dela como verdadeiras lições para uma emancipação intelectual.pt_BR
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