00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7225
Tipo: Dissertação
Título: O uso de atividades motivadoras, significativas, contextualizadas e realísticas no estudo de grandezas e medidas no ensino fundamental II
Título(s) alternativo(s): The use of motivating, significant, contextualized and realistic activities in the study of quantities and measures in fundamental education II
Autor(es): Silva, Geraldo Barros da
Primeiro Orientador: Melo , Vanio Fragoso de
metadata.dc.contributor.referee1: Barbosa, Isnaldo Isaac
metadata.dc.contributor.referee2: Sousa Neto , Vicente Francisco de
Resumo: Neste trabalho, apresentaremos uma proposta pedagógica com o uso de atividades práticas envolvendo grandezas e medidas, objetivando a aprendizagem de conceitos matemáticos nas séries finais do ensino fundamental. Dentre os motivos desta escolha, estão as possibilidades de contextualizações e da criação de situações que tenham mais relação com o cotidiano dos alunos. O objetivo geral é fazer com que o leitor reflita sobre as possibilidades do uso dessas atividades como elemento facilitador para o desenvolvimento de conceitos matemáticos diversos do ensino fundamental, inclusive, aqueles referentes à própria unidade temática grandezas e medidas. Assim, o trabalho está dividido em três momentos: no primeiro, tratamos do ensino da matemática segundo a BNCC e de reflexões relacionadas ao aprendizado e à prática docente; no segundo, de fatos relacionados às unidades de medidas e da importância do trabalho com grandezas e medidas na prática escolar e no terceiro, apresentamos sugestões de atividades dinâmicas, diferenciadas e participativas a serem aplicadas em sala de aula. Logo, buscamos criar e apresentar atividades que sejam motivadoras, significativas, contextualizadas e dentro da realidade do aluno ou da realidade distante da dele, mas que lhe possibilite outros olhares para além do conteúdo estudado.
Abstract: We will present a pedagogical proposal with the use of activities involving quantities and measures aimed at learning mathematical concepts in the final grades of elementary. The reasons for this choice are the possibilities of contextualization and the creation of situations related to students’ daily lives. The general objective is to make the reader reflects on the possibilities of using these activities as a facilitator for the development of different mathematical concepts of elementary education including those referring to the thematic unit itself of quantities and measures. So, the work is divided into three parts: in the first, we deal with teaching of mathematics according to BNCC and reflections related to learning and teaching practice; in the second, facts related to units of measures and the importance of work with quantities and measures in school practice and in the third, we present suggestions for dynamic, differentiated and participatory activities to be applied in the classroom. Then, seeking to create and present activities that are motivating, meaningful, contextualized and within the student’s reality or the reality far from him, but that allows him to look beyond the studied content.
Palavras-chave: Matemática-Estudo e ensino
Unidades de medida
Ensino fundamental- 5ª a 8ª séries
Aprendizagem da matemática
Grandezas e medidas
Math learning
Quantities and measures
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Citação: SILVA, Geraldo Barros da. O uso de atividades motivadoras, significativas, contextualizadas e realísticas no estudo de grandezas e medidas no ensino fundamental II. 2020. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7225
Data do documento: 19-mar-2020
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.