00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7098
Tipo: Dissertação
Título: Inserção do atendimento domiciliar na matriz curricular em odontologia: contribuição da pesquisa ação educacional
Título(s) alternativo(s): Insertion of home care in the curricular matrix in dentistry: research contribution to educational action
Autor(es): Lopes, Franklin Regazzone Pereira
Primeiro Orientador: Vasconcelos, Maria Viviane Lisboa de
metadata.dc.contributor.referee1: Pedrosa, Célia Maria Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Novaes, Izabel Maia
Resumo: A educação em geral e a de nível superior devem estar em consonância com a realidade vivenciada pela população. No entanto, numa análise dos cursos de Odontologia, observa-se a existência de lacunas na elaboração curricular, principalmente em relação à formação profissional para o atendimento de pacientes com necessidades especiais. Objetivo: contribuir para a inserção do atendimento domiciliar na matriz curricular dos cursos de odontologia. Percurso metodológico: trata-se de uma pesquisa-ação educacional com graduandos do décimo período do curso de odontologia em estágio supervisionado, numa unidade de saúde de um município do nordeste do Brasil, que foram submetidos, inicialmente, a uma entrevista semiestruturada para identificação do nível de entendimento sobre odontologia domiciliar. Em seguida, participaram de rodas de conversa com a equipe do estágio para orientações no campo da prática da odontologia domiciliar em pacientes com deficiência. Ao final do estágio, os participantes foram submetidos a uma segunda entrevista semiestruturada para avaliação da intervenção executada. Para análise das entrevistas, adotou-se a técnica de Análise de Conteúdo. Considerações finais: os resultados demonstram a possibilidade de inserção do atendimento domiciliar na matriz curricular dos cursos de Odontologia e a contribuição do estágio para a futura atuação profissional do cirurgião-dentista.
Abstract: Education in general and higher education must be in line with the reality experienced by the population. However, when analyzing Dentistry courses, there are gaps in curriculum development, especially in relation to professional training for the care of patients with special needs. Objective: to contribute to the insertion of home care in the curriculum of dentistry courses. Methodological path: This is an educational research-action with undergraduate students from the 10th period of the dentistry course in a supervised internship at a health unit in a municipality in the Northeast of Brazil, who were initially submitted to a semi-structured interview to identify the level of understanding of home dentistry. Then they participated in conversation circles with the internship team for guidance in the field of home dentistry in patients with disabilities. At the end of the internship, the participants were submitted to a second semi-structured interview to assess the intervention performed. For analysis of the interviews, the Content Analysis technique was adopted. Final considerations: The results demonstrate the possibility of inserting home care in the curricular matrix of Dentistry courses and the contribution of the internship to the future professional performance of the dental surgeon.
Palavras-chave: Odontologia
Visita domiciliar
Pessoas com deficiência
Currículo
Dentistry
Home Care
Disabled Persons
Curriculum
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde
Citação: LOPES, Franklin Regazzone Pereira. Inserção do atendimento domiciliar na matriz curricular em odontologia: contribuição da pesquisa ação educacional. 2020. 46 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7098
Data do documento: 5-fev-2020
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.