00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7098
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Maria Viviane Lisboa de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3808086791815875pt_BR
dc.contributor.referee1Pedrosa, Célia Maria Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6769901244041492pt_BR
dc.contributor.referee2Novaes, Izabel Maia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9167508019063742pt_BR
dc.creatorLopes, Franklin Regazzone Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9059452994761341pt_BR
dc.date.accessioned2020-08-12T00:20:50Z-
dc.date.available2020-07-31-
dc.date.available2020-08-12T00:20:50Z-
dc.date.issued2020-02-05-
dc.identifier.citationLOPES, Franklin Regazzone Pereira. Inserção do atendimento domiciliar na matriz curricular em odontologia: contribuição da pesquisa ação educacional. 2020. 46 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7098-
dc.description.abstractEducation in general and higher education must be in line with the reality experienced by the population. However, when analyzing Dentistry courses, there are gaps in curriculum development, especially in relation to professional training for the care of patients with special needs. Objective: to contribute to the insertion of home care in the curriculum of dentistry courses. Methodological path: This is an educational research-action with undergraduate students from the 10th period of the dentistry course in a supervised internship at a health unit in a municipality in the Northeast of Brazil, who were initially submitted to a semi-structured interview to identify the level of understanding of home dentistry. Then they participated in conversation circles with the internship team for guidance in the field of home dentistry in patients with disabilities. At the end of the internship, the participants were submitted to a second semi-structured interview to assess the intervention performed. For analysis of the interviews, the Content Analysis technique was adopted. Final considerations: The results demonstrate the possibility of inserting home care in the curricular matrix of Dentistry courses and the contribution of the internship to the future professional performance of the dental surgeon.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOdontologiapt_BR
dc.subjectVisita domiciliarpt_BR
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectDentistrypt_BR
dc.subjectHome Carept_BR
dc.subjectDisabled Personspt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.titleInserção do atendimento domiciliar na matriz curricular em odontologia: contribuição da pesquisa ação educacionalpt_BR
dc.title.alternativeInsertion of home care in the curricular matrix in dentistry: research contribution to educational actionpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA educação em geral e a de nível superior devem estar em consonância com a realidade vivenciada pela população. No entanto, numa análise dos cursos de Odontologia, observa-se a existência de lacunas na elaboração curricular, principalmente em relação à formação profissional para o atendimento de pacientes com necessidades especiais. Objetivo: contribuir para a inserção do atendimento domiciliar na matriz curricular dos cursos de odontologia. Percurso metodológico: trata-se de uma pesquisa-ação educacional com graduandos do décimo período do curso de odontologia em estágio supervisionado, numa unidade de saúde de um município do nordeste do Brasil, que foram submetidos, inicialmente, a uma entrevista semiestruturada para identificação do nível de entendimento sobre odontologia domiciliar. Em seguida, participaram de rodas de conversa com a equipe do estágio para orientações no campo da prática da odontologia domiciliar em pacientes com deficiência. Ao final do estágio, os participantes foram submetidos a uma segunda entrevista semiestruturada para avaliação da intervenção executada. Para análise das entrevistas, adotou-se a técnica de Análise de Conteúdo. Considerações finais: os resultados demonstram a possibilidade de inserção do atendimento domiciliar na matriz curricular dos cursos de Odontologia e a contribuição do estágio para a futura atuação profissional do cirurgião-dentista.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.