00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7082
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Modelo para ensinar princípios analíticos-comportamentais básicos para estudantes de graduação
Autor(es): Santos, Jackeline Joyce de Santana
Primeiro Orientador: Sella, Ana Carolina
metadata.dc.contributor.referee1: Marques, Leonardo Brandão
metadata.dc.contributor.referee2: Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante
Resumo: A Análise do Comportamento Aplicada (ABA, do inglês Applied Behavior Analysis) é uma das ciências constituinte da Análise do Comportamento, que tem como responsabilidade a aplicação de princípios comportamentais para resolver problemas socialmente relevantes. Dado o aumento do número de crianças diagnosticadas com transtorno do espectro autista (TEA) e dada a efetividade que vem sendo demonstrada pelas intervenções baseadas na ABA para os TEA, nos últimos anos, tem crescimento exponencialmente a demanda por profissionais especialistas na área. Existem, na literatura, alguns estudos que tentaram ensinar conceitos e princípios analítico-comportamentais usando princípios do design de instrução a alunos de nível universitário, porém nenhum desses estudos mostram um procedimento sistemático para a escolha do conteúdo-alvo que foi ensinado ou analisam que tipo de aprendizagem deve ser estabelecido de acordo com seus objetivos de ensino e não levam em consideração o uso de novos exemplos e não exemplos para o aprendizado de conceitos e princípios. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é fornecer e discutir um modelo de tomada de decisão para escolher o conteúdo, o sequenciamento e os procedimentos para ensinar princípios analíticos-comportamentais básicos dentro de um curso universitário. Este estudo conduziu explicitamente uma análise de tipos de aprendizagem que deveria sempre ocorrer, para cada objetivo de ensino e conduziu uma análise de conceito e princípio identificando a partir desta análise um conjunto racional mínimo de exemplares e não exemplares para as sessões de ensino e teste, procurando ensinar efetivamente os conteúdos-alvo.
Palavras-chave: Análise do comportamento aplicada
Modelo de tomada de decisão
Design de instrução
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: SANTOS, Jackeline Joyce de Santana. Modelo para ensinar princípios analíticos-comportamentais básicos para estudantes de graduação. 2020. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7082
Data do documento: 14-mar-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Modelo para ensinar princípios analíticos-comportamentais básicos para estudantes de graduação.pdf1.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.