Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7082
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Modelo para ensinar princípios analíticos-comportamentais básicos para estudantes de graduação |
Autor(es): | Santos, Jackeline Joyce de Santana |
Primeiro Orientador: | Sella, Ana Carolina |
metadata.dc.contributor.referee1: | Marques, Leonardo Brandão |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante |
Resumo: | A Análise do Comportamento Aplicada (ABA, do inglês Applied Behavior Analysis) é uma das ciências constituinte da Análise do Comportamento, que tem como responsabilidade a aplicação de princípios comportamentais para resolver problemas socialmente relevantes. Dado o aumento do número de crianças diagnosticadas com transtorno do espectro autista (TEA) e dada a efetividade que vem sendo demonstrada pelas intervenções baseadas na ABA para os TEA, nos últimos anos, tem crescimento exponencialmente a demanda por profissionais especialistas na área. Existem, na literatura, alguns estudos que tentaram ensinar conceitos e princípios analítico-comportamentais usando princípios do design de instrução a alunos de nível universitário, porém nenhum desses estudos mostram um procedimento sistemático para a escolha do conteúdo-alvo que foi ensinado ou analisam que tipo de aprendizagem deve ser estabelecido de acordo com seus objetivos de ensino e não levam em consideração o uso de novos exemplos e não exemplos para o aprendizado de conceitos e princípios. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é fornecer e discutir um modelo de tomada de decisão para escolher o conteúdo, o sequenciamento e os procedimentos para ensinar princípios analíticos-comportamentais básicos dentro de um curso universitário. Este estudo conduziu explicitamente uma análise de tipos de aprendizagem que deveria sempre ocorrer, para cada objetivo de ensino e conduziu uma análise de conceito e princípio identificando a partir desta análise um conjunto racional mínimo de exemplares e não exemplares para as sessões de ensino e teste, procurando ensinar efetivamente os conteúdos-alvo. |
Palavras-chave: | Análise do comportamento aplicada Modelo de tomada de decisão Design de instrução |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia |
Citação: | SANTOS, Jackeline Joyce de Santana. Modelo para ensinar princípios analíticos-comportamentais básicos para estudantes de graduação. 2020. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7082 |
Data do documento: | 14-mar-2019 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Modelo para ensinar princípios analíticos-comportamentais básicos para estudantes de graduação.pdf | 1.45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.