00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6986
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Viana, Maria Aparecida Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5842179916349442pt_BR
dc.contributor.referee1Massetto, Debora Cristina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3331023967028359pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Givanildo da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3702199251733170pt_BR
dc.creatorSilva, Jacob Dias da-
dc.date.accessioned2020-05-25T20:56:28Z-
dc.date.available2020-05-25T20:56:28Z-
dc.date.issued2019-11-12-
dc.identifier.citationSILVA, Jacob Dias da. A música no ensino fundamental: relato de experiências em uma cidade do interior de Alagoas. 2020. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6986-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental Ipt_BR
dc.subjectPrática Docentept_BR
dc.subjectEducação Musicalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA música no ensino fundamental: relato de experiências em uma cidade do interior de Alagoaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é refletir sobre a presença da música na educação escolar e suas possibilidades como recursos didáticos no processo de ensino e aprendizagem. Ancorado a inovação do trabalho pedagógico a partir da educação musical, percebe-se que a instituição escolar também é um espaço de aprendizagem aberto as diversas produções culturais onde o uso de experiências musicais estão presente na prática docente. Diante disso, surge a seguinte indagação: As experiências e dificuldades para o ensino de música na escola existem por conta de os professores polivalentes não serem músicos licenciados ou por falta desta arte na matriz curricular nos cursos de formação destes docentes? O estudo está fundamentado na pesquisa qualitativa focando a abordagem de um estudo de caso em uma cidade do interior de Alagoas , localizada na região metropolitana de Maceió. As análises da pesquisa apresentam alguns pontos estruturais em que a escola necessita resolver como: a ausência da música na matriz curricular, falta de professor de música, espaçao físico destinado a educação musical, falta de formação continuada com foco para o ensino de música.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A música no ensino fundamental - relato de experiência em uma cidade do interior de Alagoas.pdf794.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.