Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6986
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Viana, Maria Aparecida Pereira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5842179916349442 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Massetto, Debora Cristina | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3331023967028359 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Givanildo da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3702199251733170 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Jacob Dias da | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-25T20:56:28Z | - |
dc.date.available | 2020-05-25T20:56:28Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-12 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Jacob Dias da. A música no ensino fundamental: relato de experiências em uma cidade do interior de Alagoas. 2020. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6986 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental I | pt_BR |
dc.subject | Prática Docente | pt_BR |
dc.subject | Educação Musical | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A música no ensino fundamental: relato de experiências em uma cidade do interior de Alagoas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste estudo é refletir sobre a presença da música na educação escolar e suas possibilidades como recursos didáticos no processo de ensino e aprendizagem. Ancorado a inovação do trabalho pedagógico a partir da educação musical, percebe-se que a instituição escolar também é um espaço de aprendizagem aberto as diversas produções culturais onde o uso de experiências musicais estão presente na prática docente. Diante disso, surge a seguinte indagação: As experiências e dificuldades para o ensino de música na escola existem por conta de os professores polivalentes não serem músicos licenciados ou por falta desta arte na matriz curricular nos cursos de formação destes docentes? O estudo está fundamentado na pesquisa qualitativa focando a abordagem de um estudo de caso em uma cidade do interior de Alagoas , localizada na região metropolitana de Maceió. As análises da pesquisa apresentam alguns pontos estruturais em que a escola necessita resolver como: a ausência da música na matriz curricular, falta de professor de música, espaçao físico destinado a educação musical, falta de formação continuada com foco para o ensino de música. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A música no ensino fundamental - relato de experiência em uma cidade do interior de Alagoas.pdf | 794.74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.