Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6943
Tipo: | Dissertação |
Título: | Princípio fundamental da contagem no Ensino fundamental: uma abordagem partindo do concreto para o abstrato. |
Título(s) alternativo(s): | Fundamental Principle of Counting: an approach from the concrete to the abstract |
Autor(es): | Barros, Edgar Pereira |
Primeiro Orientador: | Silva, Márcio Henrique Batista da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lima, José Carlos Almeida de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Freitas, Allan George de Carvalho |
Resumo: | O trabalho proposto aborda o ensino do Princípio Fundamental da Contagem (PFC) com alunos do ensino fundamental anos finais: uma prática pedagógica partindo da utilização de material concreto para depois trabalhar problemas mais complexos e abstratos. Desta forma, o objetivo é mostrar que o uso do concreto pode ser um recurso para motivar os estudantes e aprimorar o ensino de matemática, especificamente do Princípio Fundamental da Contagem. Sendo assim, a hipótese a ser comprovada é de que essa prática torna as aulas mais interessantes, mostrando aos alunos a importância da matemática em sala de aula e na vida prática. Assim, o propósito deste trabalho é incentivar o uso de coisas reais para ensinar o Princípio Fundamental da Contagem, motivando os dissentes a compreender e resolver problemas relacionados a este tema, desde os mais simples aos mais complexos e abstratos. |
Abstract: | To approach the teaching of the Fundamental Principle of Counting (FPC) with elementary school students final years: a pedagogical practice starting from the use of concrete material to later work more complex and abstract problems. The objective is to show that using concrete can be a resource to motivate students and improve mathematics teaching, specifically of the Fundamental Principle of Counting. The hypothesis to be proved is that this practice makes classes more interesting, showing students the importance of mathematics in the classroom and in practical life. The purpose of this paper is to encourage the use of real things to teach the Fundamental Principle of Counting, thus motivating the students to understand and solve problems related to this theme, from the simplest to the most complex and abstract. |
Palavras-chave: | Contagem Ensino fundamental Ensino fundamental anos finais Matemática - Estudo e ensino Matemática - Resolução de problemas Fundamental Principle of Counting Elementary school Elementary school final years Mathematics - Study and teaching Mathematics - Problem solving |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT |
Citação: | BARROS, Edgar Pereira. Princípio fundamental da contagem no ensino fundamental: uma abordagem partindo do concreto para o abstrato. 2020. 46 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6943 |
Data do documento: | 21-fev-2020 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Princípio fundamental da contagem no Ensino fundamental: uma abordagem partindo do concreto para o abstrato.pdf | 1.6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.